Empreendedorismo

Investidores: como chegar a eles

17/03/2015 • por meuSucesso .com

Quando for buscar capital, é importante ter o cuidado de avaliar bem as propostas

Existem diversas maneiras de conseguir capital para um negócio. Desde moedas acumuladas em seu porquinho até o aporte de um fundo de investimentos, tudo é válido. A melhor maneira para cada caso vai depender do estágio em que o empreendimento se encontra. Nenhuma instituição financeira vai colocar dinheiro numa barraca de pipoca, evidentemente. Ao mesmo tempo, você também não vai conseguir fazer seu negócio consolidado crescer só com aportes de dinheiro que guardou em baixo do colchão.

É muito comum que empreendedores iniciantes criem seus negócios com economias próprias ou empréstimos de pais ou amigos. Nesses casos, o investimento tem como objetivo tirar as ideias do papel. A vantagem é que garantem ao empreendedor total controle sobre o empreendimento e o capital tem custo baixo.

Bancos

É comum também, em negócios iniciantes, recorrer a bancos. Essa, no entanto, é uma iniciativa que precisa ser muito bem calculada. Geralmente o crédito é caro e um planejamento errado pode comprometer o sucesso do empreendimento e ainda deixar você endividado. 

Chegar a esse tipo de investidor é fácil, basta se dirigir a uma agência. Conseguir o financiamento é que é mais complicado. Você precisará oferecer algumas garantias e, por isso, optar por um banco com o qual você já tenha uma relação pode significar mais chances de sucesso. Lembre-se, porém, de que a taxa de juros a ser cobrada deverá ser decisiva na hora de definir qual banco escolher.

Anjos

Outra alternativa interessante para negócios iniciantes é o investidor-anjo. A modalidade tem ganhado espaço nos últimos anos e esse tipo de investidor é, geralmente, uma pessoa física que aplica uma parcela de seu capital em forma de venture capital (aporte em troca de uma participação acionária) em empresas iniciantes com alto potencial. Na maioria das vezes, são profissionais experientes que, além do investimento financeiro, agregam valor para o empreendedor.

A melhor maneira de chegar a investidores-anjos é participando de eventos voltados para startups ou procurando associações como a Anjos do Brasil, a mais conhecida no país. Para apresentar seu negócio em eventos, geralmente, é necessário passar por seleções e, uma vez lá, saber fazer uma boa apresentação é indispensável. Por isso, tenha um projeto muito bem definido do empreendimento. Seu plano de negócios precisará ser convincente.

Fundos

Os fundos de investimentos são voltados, geralmente, para negócios já consolidados. Eles funcionam mais ou menos como os investidores-anjo e trocam capital por participação societária. Nesse caso, no entanto, não há participação direta na gestão do negócio e os valores aportados quase sempre são bem maiores.

Cuidados a serem tomados

Quando for buscar capital, tome alguns cuidados. Em caso de financiamentos, avalie sempre muito bem sua capacidade de pagá-los. E, no caso de aportes de investidores, analise bem a proposta e veja se será vantajosa. Muitas vezes, empreendedores cedem uma participação muito grande aos investidores e, no futuro, descobrem que a participação societária foi vendida por um valor muito baixo. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários

Leia também