Empreendedorismo

Lições que a Fórmula 1 ensina sobre empreendedorismo

21/08/2015 • por meuSucesso .com

Veja dicas do empreendedor Fabio Di Giacomo

Vivendo em alta velocidade, as coisas são vistas de uma nova perspectiva. Cada movimento oferece resultados bruscos e diferentes. Assim é a vida de um corredor de Fórmula 1. Abrir a asa traseira no momento certo, por exemplo, garante décimos de segundos. Para quem empreende, as coisas não são muito diferentes.

Em um recente artigo sobre o que é possível levar da F1 para o empreendedorismo publicado no site da Endeavor, o empreendedor Fabio Di Giacomo ressalta que, assim como na Fórmula 1, no mercado, não adianta apenas um carro ajustado e um bom piloto, é necessário estratégia para vencer.

Confira as 4 lições de empreendedorismo que a Fórmula 1 ensina, segundo Di Giacomo:

Aerodinâmica

"Performance é igual a potencial menos interferências". Tim Gallwey, pai do coaching, definiu essa equação como a matemática para o sucesso. Imagine a evolução dos carros de Fórmula 1: o modelo utilizado hoje em dia é completamente diferente do que o de quando a corrida foi criada. Hoje, baixos e finos, eles cortam o ar com suas asas para que encontrem o mínimo possível de resistência.

É preciso, então, conhecer seus defeitos. Emoções, crenças e pensamentos podem levar você tanto à felicidade quanto ao desespero. Trabalhe no seu autoconhecimento e melhore sua performance.

Mais que talento

Senna, Schumacher e Niki Lauda. Três dos maiores competidores que já agraciaram a pista com seu jeito de dirigir e, sem dúvida, três dos mais talentosos pilotos que a Fórmula 1 já viu. Saber transformar o dom e o potencial em realização foi o segredo deles. E isso só vem através de esforço. Apesar de todo talento que os três possuíam, todos eram focados em vencer e treinavam sempre.

Pit-stop

Nenhum carro ganha uma corrida sem parar ao menos uma vez no box. Durante o pit-stop, são checados (e, se for o caso, trocados) pneus, o tanque é preenchido e observa-se cada ponto do carro. E assim é na vida do empreendedor: sempre é necessário o descanso para rever tudo que se está fazendo. Seu pit-stop é aquela hora de trocar o que for preciso e adquirir mais energia. Para vencer, é preciso descansar.

Regulamento

Vencer cada desafio é importante. Mas você não precisa chegar em primeiro sempre. Na Fórmula 1, os 10 primeiros colocados em cada Grand Prix recebem pontuação. Dependendo de sua posição e quantidade de pontos, a melhor estratégia pode ser a que não vai dar a você o lugar mais alto do pódio.

O bom empreendedor é aquele que sabe que não precisa estourar o motor tentando uma ultrapassagem de última hora. Use a estratégia e o regulamento ao seu favor. Afinal, o campeão é aquele que acumula mais pontos no ano, não o que terminou mais vezes em primeiro.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários