Empreendedorismo

O empreendedorismo e a Fábrica dos Sonhos - por Alvaro Vasques

14/07/2015 • por Alvaro Vasques

Empreender é, acima de tudo, realizar um sonho. Todo empreendedor é um verdadeiro sonhador

Estou há duas semanas com está imagem na minha cabeça, passo em frente à fábrica dos sonhos todos os dias e fico me perguntando o que teria acontecido e por que a fábrica de sonhos está fechada. Quebrou? Mudou de lugar?

Com o quadro atual da nossa economia não seria nenhuma surpresa qualquer uma das hipóteses. É muito provável que devido ao nome “Fábrica de sonhos” eu tenha ficado um pouco impressionado, ou melhor dizendo, reflexivo.

A imagem me fez pensar sobre o espírito empreendedor. Todo empreendedor é uma fábrica de sonhos, algumas em série, mais personalizadas, mais agressivas ou mais conservadoras, mas todos somos fábricas de sonhos.

O que me chamou mais atenção na imagem foi que ela remete a alguém que desistiu, um quadro que não é tão incomum assim, com um mercado cheio de promessas de dinheiro fácil, de faça você mesmo, de 1...2...3...4...10 passos de como ser enganado.

O empreendedor com seu espírito inquieto e muitas vezes ansioso, acaba caindo em ciladas de pessoas de má fé que assumem a gestão das fábricas de sonhos sem realmente se importar com os sonhos e, sim, em ganhar dinheiro a qualquer custo.

Por isso, você fábrica, pense muito bem antes de entregar a sua gestão para qualquer um. Pesquise, estude, avalie, compare e utilize algumas perguntas chave: “Preciso realmente disso? ” “Essa pessoa realmente sabe do que está falando? ”.

Procure ouvir quem passou por momentos difíceis, superou e realmente obteve sucesso, pois o mercado está cheio de blablabla e de gente que nunca obteve sucesso se enaltecendo com uma experiência de abrir e participar de inúmeros negócios que nunca deram certo.

Já tive oportunidade de ouvir muitas fábricas de sonho como a da imagem, que investiram errado, que foram mal orientados, que perderam muito dinheiro e o mais triste, perderam o brilho empreendedor nos olhos. Alguns podem até dizer que quem desistiu foi fraco, eu particularmente não vejo assim, cada um tem seu nível de resistência e sabe onde seu calo aperta.

Espero que esse breve texto e essa imagem faça você refletir um pouco sobre isso, como aconteceu comigo.

Aproveite, que já está aqui no meuSucesso.com, e dê uma olhada nos estudos de caso e no conteúdo exclusivo, com pessoas que realmente sabem e vivem o que dizem.

Abraço e até mais!

Comentários

Quem escreve

Alvaro Vasques

CEO em Opt3 Marketing Digital

Álvaro Vasques é CEO da OPT3 Marketing Digital, especialista em Web Analytics e Otimização para Conversão(CRO), está no mercado web há 15 anos atendendo empresas no Brasil e no Exterior.