Marketing

Os 3 pilares do sucesso nas redes sociais. Você sabe utilizá-los? - Camila Porto

13/07/2015 • por Camila Porto

Conteúdo, engajamento e tráfego são as chaves do sucesso de um negócio nas mídias sociais

Uma das perguntas mais frequentes que recebo é: como usar as mídias sociais para promover meu negócio? A resposta, na prática, não é tão simples, mas entender como você pode olhar para esses canais ajuda a ter uma visão de como é possível organizar suas ações e ter um roteiro de como fazer isso.

Costumo dividir uma estratégia de mídias sociais em 3 pilares. Esses 3 pilares vão sustentar sua presença online e fazer com que você aproveite o potencial desses canais no seu Marketing.

Mídia Própria

Tudo começa com a produção de conteúdo. Hoje cada vez mais as pessoas buscam por conteúdo online. Desta forma, mídia própria é o que sua empresa produz de conteúdo. Neste ponto, o conteúdo irá servir para 3 pontos básicos:

-    Atrair as pessoas interessadas no que você oferece;
-    Construir a autoridade do seu negócio;
-    Gerar engajamento e exposição da sua empresa. 

Quando você gera conteúdo, se ele for de qualidade, as pessoas irão compartilhar, recomendar para seus amigos. Esse é poder das mídias sociais: ajudar na propagação da informação. Por isso, o passo 1 começa com a produção de conteúdo relevante para o público que você deseja atrair. 

Esse conteúdo pode ser variado, mas na maioria dos casos, vai ajudar a informar seu cliente sobre seu mercado. Por exemplo, se você vende imóveis residenciais, pode produzir conteúdos sobre opções de financiamento: qual o imóvel ideal para o cliente de acordo com o tamanho da sua família ou renda. 

Mídia Orgânica

A partir do momento que seu conteúdo começa a ser compartilhado e recomendado nas mídias sociais, você tem a chamada mídia orgânica. Em linhas gerais, mídia orgânica é o que seus fãs, seus clientes ou seguidores falam de você nas mídias sociais. 

Você começa a gerar o famoso “boca-a-boca”. Esse é modelo de Marketing mais poderoso que se tem: seus clientes recomendando seu conteúdo, seus produtos para os amigos e contatos deles. 

As mídias sociais ajudam muito nesse sentido, pois além de permitirem o fácil compartilhamento de informações, esse compartilhamento é público e o seu cliente ou fã é que levará sua comunicação adiante. As pessoas tendem a confiar muito mais na recomendação de amigos ou conhecidos do que em propaganda. Esta é uma das chaves do sucesso: não é você que vende, é seu cliente que recomenda. Com esses dois pilares trabalhando, você começa a gerar mais propagação da sua comunicação de forma espontânea e gratuita. 

Mídia Paga

Quando eu comecei no Marketing Digital (em 2008), era muito comum as empresas terem muito resultado de forma orgânica, ou seja, apenas produzindo conteúdo. Naquela época, não existiam muitas empresas usando a Internet e, muito menos, as mídias sociais. Esse cenário mudou e hoje temos muita competição neste lugares. 

Por isso, é cada vez mais importante ter uma verba para trabalhar a mídia paga, ou seja, os anúncios. Os anúncios vão permitir que você chegue ao seu potencial cliente de forma mais rápida. E, sendo muito franca, sem isso você vai precisar se esforçar muito para produzir engajamento e visibilidade para sua empresa nas mídias sociais.

Nas mídias sociais, você pode usar os anúncios para dar mais visibilidade para seu conteúdo, não apenas vender. Desta forma, esses pilares podem se alinhar da seguinte maneira: bom conteúdo (mídia própria), somado ao alcance proporcionado pelos anúncios (mídia paga) é igual a mais engajamento e envolvimento dos seus clientes ou seguidores (mídia orgânica).  Isso tudo gera mais boca-a-boca e, consequentemente, mais pessoas confiando no seu negócio. 

Como isso se organiza na prática

Apesar dos nomes mais “teóricos”, esses pilares nada mais são do que: conteúdo, engajamento e tráfego. Esses 3 elementos são fundamentais para você obter resultados nas mídias sociais. 

Por isso eles são pilares. Se não forem mantidos em harmonia, você pode não ter o resultado que deseja ou pode ter que investir muito mais do que precisa para conquistar seus objetivos. 

Então, sempre busque equilibrar essas áreas. Bom conteúdo, anúncios e boca-a-boca vão levar seu negócio mais longe e com mais credibilidade. Fique ligado nos próximos textos, vamos abordar mais sobre cada um desses tópicos. 

Até lá, compartilhe comigo nos comentários: “Qual a sua maior dificuldade para gerar resultados nas mídias sociais?” 

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.