Empreendedorismo

O que é sucesso para você?

28/07/2014 • por Alice Salvo Sosnowski

Esta é uma questão complexa de se responder e tem a ver com a sua história, seu momento de vida e propósito

Sucesso. No dicionário significa: “ter êxito em alguma coisa”, “ter um resultado feliz em algo” ou “conseguir chegar ao fim de uma empreitada”. No senso comum essa palavra tão desejada por todos nós assume outros significados.

Quem tem mais de 30 anos irá se lembrar dos desenhos animados com os balões acima da cabeça do personagem sonhando com dinheiro, iates, automóveis, mulheres e mansões. Antigamente, era neste conjunto que morava o sucesso. 

Isso não faz muito tempo, mas de uns anos para cá este conceito sofreu uma reviravolta e o que se percebe é que sucesso pode ser bem mais – ou menos – do que nos ensinaram. 

O mundo digital, a sociedade da informação e o próprio esgotamento do consumismo exacerbado tem mostrado que a definição de sucesso é cheia de variáveis. Enquanto para alguns, é poder viajar com a família para a Disney todos os anos, para outros é curtir um piquenique compartilhado com os vizinhos. Se para uns é estabilidade financeira, para outros é oportunidade de arriscar.  

Por isso, ao responder a pergunta-título deste artigo, devemos pensar numa equação bem mais complexa que tem a ver com a nossa história, nosso momento de vida e propósito. 

O que muitos buscam hoje em dia é o chamado sucesso integral que envolve não apenas o lado profissional, mas também o familiar, o social e o espiritual. Uma visão capaz de unir trabalho com realização pessoal e lucro com transformação social. 

Muito mais do que seguir uma cartilha pronta, o sucesso hoje em dia tem a ver com assumir o protagonismo da própria vida e bancar nossas escolhas. Se voltarmos ao dicionário, veremos ainda que sucesso significa “chegar ao fim de uma empreitada”. Portanto, uma vez que ele é alcançado, já é hora de virar a página e partir para novos desafios. 

Se o sucesso não é estático, por que deveria ser sua definição, não é verdade?! Então, proponho que você esqueça o pré-roteiro ensinado na infância e construa dia a dia seu próprio conceito de sucesso. Com certeza, você estará no caminho certo para encontra-lo.    

 

Comentários

Quem escreve

Alice Salvo Sosnowski

Líder de Conteúdo em meuSucesso.com

Jornalista, empreendedora e mentora de empresas e startups. Líder de Conteúdo na plataforma meuSucesso.com. Criou há seis anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar profissionais a inovar e descobrir seu potencial empreendedor.