Utilizada para descrever o cenário mundial, a sigla VUCA também pode ser compreendida no universo empresarial. Para sobreviver às constantes mudanças, é preciso entender o mercado e como ele afeta o seu negócio. Confira isso e muito mais nesse artigo.


Não é segredo para ninguém que o mundo é instável e sofre mudanças diariamente. A sigla VUCA foi criada para retratar o ambiente em que vivemos atualmente. O acrônimo vem do inglês e é composto por quatro características marcantes da nossa sociedade: volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity).

Ele foi criado no final dos anos 1990 pelo exército americano para descrever cenários de guerra possíveis a serem enfrentados. Em 2010, o termo começou a ser usado também no mundo dos negócios. Afinal, o ambiente empresarial também é baseado em um contexto de dúvidas e soluções a serem resolvidas. 

A seguir vamos te explicar melhor o que cada característica sintetiza e como isso pode afetar os seus negócios. 

File:VUCA 3.jpg

Volatilidade

Se refere à velocidade das mudanças. É aquela sensação que o tempo passa cada vez mais rápido e que entre ontem e hoje já ocorreram inúmeras transformações. Isso quer dizer que o mundo está mais volátil e fluido. 

Como as coisas mudam rapidamente, a volatilidade torna-se um grande desafio para os negócios. A estratégia, nesse caso, é estar sempre atento às mutações tanto da sociedade quanto do mercado. Além de seguir as mudanças ao invés de resisti-las. 

Incerteza

O conceito de incerteza está relacionado à falta de previsibilidade do futuro. São as dúvidas e indecisões que surgem da volatilidade. Por causa da ausência de linearidade dos acontecimentos, é difícil enxergar como a empresa será no futuro. Dessa forma, é imprescindível analisar todos os dados do presente. Mesmo sem certeza de algo, isso dá um pouco de segurança para os empreendedores. 

Complexidade

Você já parou para pensar o quanto uma interação afeta inúmeras situações? Por exemplo, ao comprar um tomate isso reflete no trabalho do vendedor, do agricultor, dos cientistas que criaram os pesticidas e assim vai. Ou seja, devido a grande conectividade e interdependência, existem diversas possibilidades de resposta para uma situação. 

Nos negócios, isso significa que diversos fatores externos e internos podem afetar a empresa. Alguns estão fora do domínio do gestor, o que dificulta agir por meio de modelos tradicionais de controle de riscos. 

Desenvolvedores de software durante a composição de codificação com documentação de complexidade algorítmica de decisões criativas por linguagens de programação isométricas Vetor grátis

Ambiguidade

Todos os fatores anteriores geram grandes consequências, culminando na ambiguidade. É o fato de não termos mais apenas uma resposta correta. Os diversos resultados são interpretados de diferentes formas, o que dificulta o encontro de causa e efeito de um determinado evento.

Essa característica nos mostra que cada ação tem muitas consequências. E cabe a nós conviver e se responsabilizar por essas consequências. 

VUCA nos negócios

Como foi visto, é impossível os negócios não serem afetados pelo VUCA. Independentemente de qual característica impacta mais na sua empresa, é preciso estar atento e preparado para o que vier. Alguns pontos chave que você pode seguir são: horizontalidade, monitoramento e atualização. 

Horizontalidade

Um ambiente que preza a colaboração e a transparência entre os colaboradores segue a linha de horizontalidade. É trocar a hierarquização em que uma pessoa ou grupo mandava pelo compartilhamento de todos. Quando a equipe está conectada e trabalhando junta para alcançar um objetivo, as chances de sucesso são maiores. 

Esse modelo que aposta na interdependência é muito utilizado pelas startups. Mesmo sendo mais propensas ao VUCA, as empresas emergentes enxergaram essa solução como forma de sobressair os grandes negócios. 

Líder empresarial de pé na seta e segurando a ilustração em vetor plana bandeira. desenhos animados pessoas treinando e fazendo plano de negócios. conceito de liderança, vitória e desafio Vetor grátis

Monitoramento

Neste caso, o monitoramento diz respeito a acompanhar o processo de mudança, tanto externo quanto interno. É preciso fazer um estudo sobre os impactos que o VUCA terá no seus negócios. E também como se adaptar a esse novo modelo comove a empresa. Aliado ao planejamento, isso auxilia na antecipação de possíveis riscos e suas soluções. 

Dê atenção aos fatores volatilidade e incerteza aqui. Eles fizeram com que o tempo para se planejar também diminuísse. Ou seja, enquanto antes podia-se fazer um planejamento de 5 a 10 anos, hoje o máximo é de 6 meses. 

Atualização

Sair de um modelo tradicional, em que as coisas eram mais certas, é difícil. Ainda mais com tantas atualizações que aparecem no mercado. A inteligência artificial, a impressão 3D e a robótica, por exemplo, são inovações que os negócios precisam estar ligados. Além de acompanhar as notícias para ficar atualizado, investir em cursos é uma forma de conhecer mais profundamente os assuntos do momento. 

O meuSucesso possui todo tipo de conteúdo para empreendedores. A sugestão de hoje é a série START, que conta com o especialista de Marcelo Pimenta. O especialista em inovação e modelos de negócio compartilha em 5 episódios sobre o universo empreendedor. Você irá aprender sobre iniciativa, criatividade, segmentação, mercado e liderança. Os assuntos são considerados pontos importantes na sobrevivência dos negócios no mundo VUCA. Aproveite essa oportunidade do meuSucesso por 7 dias grátis.