Empreendedorismo

Fim de ano: oportunidade para gerar mais negócios

18/12/2014 • por meuSucesso .com

Com as festas de fim de ano chegando abre-se a oportunidade de intensificar as vendas

As festividades do fim de ano, tradicionalmente, garantem que dezembro seja o período mais importante para o mercado varejista. Mas não é só esse segmento que tem na época uma grande oportunidade para fazer bons negócios. Costuma-se pensar que a tradição de trocar presentes é o grande motor da economia nesse momento. Mas há muito mais por trás de todo o aquecimento gerado, como o fato de as pessoas receberem o 13º salário e investirem o dinheiro em atividades não triviais, como reforma da casa, carro novo, roupas novas, festas e mesmo no pagamento de contas atrasadas, o que reduz os índices de inadimplência de pessoas físicas e empresas, dando gás novo ao mercado.
 
Toda a movimentação atípica (e positiva) do período, no entanto, não fará diferença para quem não souber aproveitar as oportunidades. É importante que os empreendedores estejam atentos às possibilidades de negócio, saibam compreender bem o que seus clientes buscam e não se deixem levar simplesmente pela empolgação, tentando dar passos maiores que suas pernas, o que pode gerar mais problemas do que benefícios.
 
Pensando em auxiliar você, empreendedor, a preparar-se para aproveitar melhor as oportunidades do fim de ano, reunimos aqui algumas dicas. Confira abaixo:
 
CAPACITE SUA EQUIPE
 
Com o movimento maior, sua empresa pode se deparar com demandas atípicas. Se sua equipe não estiver preparada para lidar com essas questões que estarão fora do script do período normal, seu negócio tanto pode perder oportunidades quanto deixar uma imagem negativa que, sem dúvidas, atrapalhará negócios futuros. Os vendedores devem saber, por exemplo, que em dias de grande movimento os clientes podem ficar mais estressados e eles precisarão ter jogo de cintura para amenizar a tensão.
 
JOGUE LIMPO
 
Essa é uma regra que vale para sempre. Mas, especialmente no fim de ano, é importante ressaltá-la. Com muita gente indo às compras, é comum as empresas lançarem promoções com o intuito de se fortalecerem diante da concorrência. Entretanto, é importante não ceder à tentação de maquiar preços, manipular valores de fretes ou qualquer outro expediente desonesto nesse jogo. No caso de quem trabalha com e-commerce, se souber que não será possível entregar um presente até o Natal, não prometa isso, pois pode ser frustrante. Pense sempre a longo prazo e saiba que falhar com um cliente uma vez pode significar perdê-lo para sempre.
 
COMUNIQUE BEM
 
Encontre a melhor maneira de fazer seu público saber que você oferece o melhor produto ou serviço, pelo melhor preço. Isso significa pensar bem todo o processo, desde a divulgação publicitária até a disposição dos produtos no ponto de venda (sempre que possível, à altura dos olhos). Pense também na decoração da sua loja, na iluminação, no som ambiente. Tudo isso faz diferença.
 
EVITE SURPRESAS

Já dizia um velho ditado: "seguro morreu de velho". Precaução é um dos segredos da longevidade de negócios de sucesso. No fim de ano, evite, por exemplo, ser surpreendido por uma demanda tão alta que seu estoque não seja capaz de suprir. Avalie e procure calcular tudo muito bem para não deixar faltar nada. Se você trabalhar com e-commerce, avalie a possibilidade de trabalhar com mais de um parceiro logístico e estabeleça com ele, em contrato, todos os detalhes do serviço, principalmente os prazos.

Comentários