Gestão

5 ações que você não pode deixar de fazer para seu negócio em 2015

19/12/2014 • por meuSucesso .com

É fundamental fazer uma autocrítica estratégica para saber onde é possível melhorar no próximo ano

A virada de um ano para o outro é sempre um tempo de pensar, avaliar o período que passou e planejar o que está por vir. Isso vale para a vida pessoal, mas também para os negócios. Nesse âmbito, além dos balanços, análises financeiras, de desempenho dos colaboradores e tudo mais, é fundamental fazer uma autocrítica estratégica. Com o máximo possível de informações, tanto do ambiente interno quanto do externo, pare para avaliar onde sua empresa errou e acertou e defina os passos para que, em 2015, ela evite os passos em falso e consiga ir mais longe.
 
Elaboramos aqui um conjunto de cinco ações que consideramos fundamentais para você fazer um bom planejamento para seu negócio e fazer com que ele tenha um desempenho ainda melhor em 2015. Confira abaixo:
 
1 - Faça um balanço geral do ano de 2014
 
Quando falamos aqui em balanço, não nos referimos exclusivamente ao âmbito financeiro e patrimonial. A ideia é colocar no papel de maneira clara o desempenho da empresa em todos os setores. Com isso, você poderá ter um retrato mais fiel do que está indo bem e do que precisa melhorar.
 
2 - Identifique os movimentos do mercado
 
Empresa nenhuma pode se dar ao luxo de se manter alheia ao contexto em que está inserida, sob o risco de ser engolida por um furacão anunciado. Essa tarefa exige, primordialmente, duas coisas: 1 - manter-se sempre informado (sobre a economia, mudanças na legislação, entrada de novos concorrentes na praça etc.); 2 - ter sensibilidade para compreender que alguns eventos podem desencadear mudanças significativas no futuro, como, por exemplo, o aumento na taxa de juros, que pode interferir nos financiamentos e compras a prazo, ou uma crise mundial do petróleo, que pode aumentar o custo do transporte de mercadores.
 
3 - Fique de olho nas tendências, mas nem sempre siga
 
Saber quais são as últimas tendências de consumo é fundamental para traçar sua estratégia. Mas isso não significa que você deve embarcar na manada. Adaptar-se, evidentemente, é fundamental para acompanhar a evolução do mercado. Mas simplesmente repetir o que todo mundo (empresas) está fazendo, simplesmente porque é o que todo mundo (consumidores) está querendo, pode ser um erro fatal. Apenas repetindo o que os outros fazem, seu empreendimento anula qualquer diferencial. Saber o que é febre, porém, pode ser uma boa maneira de conquistar público atendendo aquela fatia que ficou órfã após a padronização.
 
4 - Prepare-se para um cenário ruim
 
As projeções para 2015 não são animadoras. A economia patina, o dólar está alto, os preços continuam subindo, as taxas de juros aumentando, os investidores externos andam desconfiados. Essa é uma salada não muito saborosa. Por isso, tenham em mente que o próximo ano pode ser difícil. Trace estratégias considerando um contexto ruim.
 
5 - Invista no digital
 
As inovações tecnológicas têm evoluído a uma velocidade muito rápida e as grandes companhias do setor prometem boas novidades para 2015. O ano deve ser de consolidação de novas maneiras de consumir, tendo como eixo os famosos gadgets. Prepare-se para expandir e aperfeiçoar as ações do seu negócio na internet, tendo sempre em mente o poder da comunicação mobile, que cresce a passos largos e deve se tornar majoritária em breve.

 

Comentários