Empreendedorismo

Quando a dúvida captura o empreendedor, por Alice Salvo

26/02/2015 • por Alice Salvo Sosnowski

O momento de dúvida é capaz de revelar valores e crenças que irão definir o sucesso ou o fracasso do empreendedor

Se tem uma coisa que vivi com muita ênfase nos meus dias de empreendedora foram os momentos de dúvida. Àquela hora em que você não sabe exatamente que decisão tomar. Não tem dados que direcionem, pesquisas que orientem ou um mentor que aconselhe. E vejo isso com frequência no dia a dia de muitos empreendedores. 

O que fazer nestas horas em que a dúvida captura o empreendedor numa teia de opções difícil de desvencilhar? Que a equação se torna mais complexa do que as variáveis que se pode dominar? 

Tenho insistido há algum tempo que além das ferramentas de gestão, o empreendedor precisa também ter uma intuição afinada para tomar decisões. E percebo que esta habilidade está muito mais associada a atributos internos do que a escolhas racionais, baseadas em números ou projeções. 

Se o empreendedor se conhece o suficiente, ele é capaz de definir o porquê de suas decisões, as motivações por trás das suas escolhas. E não tem jeito.

A vida do empreendedor é – e sempre será - repleta delas: escolhas e decisões a serem tomadas uma após a outra, todos os dias, em diferentes áreas da empresa. 

O bom disso é que o momento da dúvida é rico em autoconhecimento. E pode ser usado para modificar comportamentos que estão atrapalhando os resultados esperados. 

É na tomada de decisão que se revelam crenças que irão definir o sucesso ou o fracasso do empreendedor. Por isso, aconselho: olhe para dentro, perceba em quais valores estão calcadas suas escolhas. Aproveite o momento de dúvida para afinar sua intuição, se conhecer melhor e ajustar sua mentalidade para aquilo que você realmente deseja. 

Se é a ação que leva ao resultado, é a decisão que conduz à ação. Cuide deste momento e estará zelando pelos seus resultados futuros.

 

Comentários

Quem escreve

Alice Salvo Sosnowski

Líder de Conteúdo em meuSucesso.com

Jornalista, empreendedora e mentora de empresas e startups. Líder de Conteúdo na plataforma meuSucesso.com. Criou há seis anos o blog O Pulo do Gato, que tem a missão de inspirar profissionais a inovar e descobrir seu potencial empreendedor.