Empreendedorismo

Seu hobby pode virar dinheiro na web – conheça esse novo momento do mercado

17/09/2015 • por Bruno Perin

Bruno Perin conta como, cada vez mais, compartilhar seu conhecimento na internet pode ser uma maneira de ganhar dinheiro

Uma das maiores tendências do momento é querer ganhar dinheiro com suas expertises e talentos através da web. O que antes não parecia uma ideia tão boa - caso você fosse malabarista ou adestrador, pois, a ideia era apenas conseguir vender o seu serviço pela internet, o que precisava de muitas coisas e o investimento era caro - ,agora mudou o jogo.

Cada vez mais as pessoas estão pegando suas habilidades e criando diversos produtos para vender online, ou seja, por que não ganhar dinheiro ensinando às pessoas os seus talentos?

Os exemplos são vários (em todos esses existem pessoas ganham dinheiro com isso):

  • Cuidar de pássaros,
  • Costurar para crianças,
  • Exercícios caseiros,
  • Decoração de escritório,
  • Fazer doces,
  • Criar poesias,

Não importa, qual seja a sua habilidade sempre têm pessoas querendo aprender algo novo, e com a possibilidade de isso ser virtual, nos horários delas, com parcelamentos em cartão de crédito, a questão ficou muito mais fácil.

Os formatos pelos quais essas pessoas talentosas podem vender seus ensinamentos, através de infoprodutos (produtos de informação digitais), são diversos, como por exemplo: vídeos, áudios, e-books, folhas-guias, mentorias, etc.

Essa é uma nova realidade: ganhar um extra com seu hobby e às vezes até transformá-lo em sua atividade principal.

Para começar isso, as pessoas precisam pensar em ganhar autoridade com seu público. Ou seja, o mundo precisa te conhecer e reconhecer que você é bom em algo para, assim, quererem aprender esse seu talento.

A melhor forma é produzir bons materiais, conteúdos de abordagem inicial, que mostrem para as pessoas os benefícios de saber sobre esse seu universo.

Para isso é fundamental usar ferramentas que lhe auxiliem a fazer isso de uma forma mais eficaz. Vejamos algumas delas:

Leads Storm – você constrói uma série de prêmios que as pessoas ganham, conforme forem trazendo pessoas. Isso ajuda você a crescer rapidamente a base de interessados no seu assunto. Eu usei um tempo atrás em uma ação para fomentar o empreendedorismo e gerou 679 contatos. Foi incrível.

Mailchimp – para você se relacionar com os e-mails recebidos e mandar as novidades junto das promoções com seus infoprodutos. Tem um controle maravilhoso sobre a receptividade dos seus materiais e o que está sendo mais interessante.

Hotmart – aqui você coloca seus infoprodutos para vender e ainda pode conseguir uma rede de afiliados (pessoas que ajudarão a vender seu produto por uma comissão). É um plataforma super segura e bem fácil de mexer.

Veja que com essas 3 ferramentas já é possível uma pessoa fazer grana com seu talento. Já diziam que essa é a era do conhecimento, mas isso evoluiu para que as pessoas possam não só desenvolver seu intelecto, como ganhar com isso.

Esse é um dos mercados mais quentes do momento e vale super a pena você estar atento. Tenho visto muita gente impactando positivamente o mundo e ainda rentabilizando com isso.

A dica principal é pegar algo que você realmente tenha um grande talento e conhecimento diferenciado, para que as pessoas lhe vejam como referência e acreditem que é melhor investir em você do que sair catando por aí algumas coisas de graça.

E apenas um cuidado: às vezes um hobby deve ser apenas um hobby. Então, se você começar a notar que ganhar dinheiro com aquilo não será tão legal e fará com que se perca a graça do seu hobby, não leve adiante, procure outra coisa. Tenho certeza que você tem muito a ensinar para o mundo e ele pode querer investir nisso.

Comentários

Quem escreve

Bruno Perin

www.freelifestyle.com.br em Livro - A Revolução das Startups

Bruno Perin, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Graduado em administração de empresas pela UFSM, especialista em Marketing Experience, pesquisador em Neuromarketing e Startups. Integrante do grupo dos 200 maiores talentos brasileiros pelo Virtvs Group, é referência marcante da nova geração no marketing, sendo responsável por várias campanhas impactantes nas redes sociais em 2011/12. Com experiências em palestras nacionais e internacionais, é considerado fomentador do empreendedorismo e da disseminação do conceito de startup no país. Conectado com os mentores desse tipo de programa no mundo, estuda o implemento e o funcionamento das startups, sendo apontado como evangelista da Geração Y/Z. É o grande nome do Neuroempreendedorismo no Brasil e um dos maiores incentivadores atualmente.