Você já pensou em ter um PEP? Isso mesmo, um Planejamento Estratégico Pessoal? Uma espécie de plano de vida, que parta de uma autoanálise sincera, que reconheça sua essência e esteja alinhada com a sua missão pessoal?
Num primeiro momento a ideia pode parecer estranha, mas acredito que a lógica usada pelas empresas para avaliarem seus ambientes e forças/fraquezas, e assim se estruturarem para o futuro deva ser usada pelas pessoas físicas, ou seja, nós!
Como crença, as empresas nada mais são do que um conjunto de CPFs fazendo parte de um CNPJ e esses CPFs precisam, cada vez mais, serem protagonistas de suas histórias e assim gerarem valor para suas vidas e para as empresas que representam, trabalham, gerenciam ou possuem.
A lógica do Planejamento Estratégico, no ambiente corporativo, vem passando por muitas evoluções, tanto de escopo e profundidade, como do tempo de sua previsão, dado o cenário extremamente volátil e complexo que vivemos atualmente, de inovações constantes e rápidas.
Mas nem por isso, deve ser abandonado, o que muda é a lógica na sua construção e a necessidade de revisões mais constantes e os ajustes de rumo também, ou seja, Planejar, Realizar, Controlar e Ajustar, ou em outras palavras PDCA (Plan – Do – Check – Adjust).
Dessa forma, recomendo uma visão estrutural dessa ferramenta PEP, criada por mim para ajudar as pessoas a realizarem seu potencial de vida e sonhos, transformando-os em ações e metas, com indicadores e com alto poder de realização e felicidade.
A visão estrutural do processo de planejamento passa por essas etapas:
A ideia de ter uma moldura (frame) visa facilitar essa construção, que para cada indivíduo será diferente, mas que pode ser fundamental para gerar mais clareza sobre a sua visão de vida, valores que conduzem os seus comportamentos, pessoas de referência para networking e que lhe inspiram, uma análise de Pontos Fortes e Fracos, Oportunidades e Ameaças (SWOT) e obviamente, se concretizando com um Plano de Ações.
Estrutura do PEP
Na elaboração do seu plano de ações, é importante entender a estrutura focada em conquistas de âmbito:
- Pessoal – família, educação, viagens, religião, etc
- Profissional – carreira, empreendedorismo, etc
- Financeiro – independência financeira, seguro, patrimônio, reservas, etc.
Definitivamente, sempre acreditei na lógica do planejamento e na busca do sentido da realização de meus sonhos e metas, e espero poder contribuir com o seu start-up do PEP – Planejamento Estratégico Pessoal.
Muito sucesso, realizações e felicidades!