Gestão

4 livros para entender a metodologia do design thinking

14/08/2014 • por meuSucesso .com

Obras ajudam a compreender conceito, que ainda soa estranho para muitos empreendedores

O que é design thinking? Se você não sabe, não precisa se sentir um peixe fora d’água. O conceito é relativamente novo e ainda causa estranhamento em muitos empreendedores.  Ao pé da letra, o termo significa “pensamento do design”, ou pensar como designer. A ideia é buscar na percepção do designer sobre o mundo visões que ajudem empreendedores a expandir horizontes na hora de criar projetos e executar tarefas.

Da mesma forma que um profissional do design enxerga de forma holística o mundo ao seu redor, observando aspectos cognitivos, emocionais e estéticos que afetam as experiências humanas, empresários precisam olhar seu contexto com empatia, a fim de identificar problemas a serem solucionados, bem como criar respostas verdadeiramente inovadoras para eles.

Para ajudar você a entender melhor o conceito, reunimos aqui dicas de quatro livros de design thinking. Confira abaixo:

Afinal, o que é design thinking?

Autor: Rique Nietzsche | Editora: Rosari

Rique Nitzsche é design thinker e comanda a criação estratégica da AnimunO2, empresa brasileira de shopper marketing pioneira no uso da metodologia design thinking. A partir de 1994, ela desenvolveu uma metodologia própria para resolver os problemas estratégicos de seus clientes, conquistando mais de 100 prêmios, eleita por seis vezes a agência de design do ano, no Rio de Janeiro e no Brasil. É essa experiência que ele busca compartilhar na obra.

Design Thinking

Autores: Gavin Ambros e Paul Harris | Editora: Bookman

Nesta obra, os autores analisam  examina as soluções para um briefing de design e, combinando conceitos teóricos com o estudo detalhado de trabalhos contemporâneos, analisam como o designer pode gerar e desenvolver ideias para produzir soluções criativas que atendam aos objetivos estabelecidos no briefing. O livro traz uma visão geral da prática do design thinking e inclui tópicos como brainstorming, prototipagem, público-alvo, amostras e feedback, geração e apresentação de ideias.

Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias 

Autor: Tim Brown | Editora: Campus

É uma obra muito interessante para que vai dar seus primeiros passos com o termo. Sua abordagem está centrada no aspecto humano e procurar auxiliar na busca pela solução de problemas de maneira criativa e inovadora. O livro é uma boa leitura para líderes que querem encontrar alternativas, tanto funcional quanto financeiramente, para seus negócios.

Design Thinking – Inovação nos negócios

Autores: Maurício Vianna, Ysmar Vianna, Isabel Adler, Brenda Lucena, Beatriz Russo | Editora: MJV Press

Esta obra é, talvez, a mais didática de todas as citadas aqui. O livro apresenta etapas, técnicas e ferramentas através de cases brasileiros. Além disso, está disponível para download em PDF ao custo de um compartilhamento na internet.

Comentários