Gestão

5 erros empresariais bastante comuns no Brasil

17/10/2014 • por meuSucesso .com

Evitar errar é tão importante quanto acertar

O Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Na categoria de Empreendedores em Estágio Inicial (TEA), ou seja, considerando apenas os novos negócios, o país é líder. Ao mesmo tempo, porém, amargamos índices altíssimos de mortalidade empresarial. 

A explicação desse cenário é complexa e envolve desde fatores extremamente pessoais relacionados ao empreender até a conjuntura macroeconômica. Mas uma coisa é certa: quem faz corretamente o dever de casa consegue sobreviver às dificuldades e dar grandes saltos.

Nesse sentido, evitar errar é tão importante quanto acertar. Por isso, elencamos aqui alguns dos erros mais comuns nas empresas brasileiras, para você conhecê-los e não cometê-los:

Achar que sabe de tudo

É normal o empreendedor, principalmente no início do negócio, acabar assumindo muitas responsabilidades dentro do negócio, inclusive em algumas áreas com as quais não tem muita habilidade. Muitas vezes, a limitação financeira dos primeiros momentos impõe isso. Mas saber que você não pode dominar tudo e que precisa encontrar gente capacitada e competente para fazer o que precisa ser feito é o primeiro passo para não fracassar.

Achar que não sabe de nada

Nem tanto ao céu, nem tanta à terra. Da mesma maneira que você não deve concentrar demais as coisas, achando que ninguém sabe fazer tão bem quanto você, não é saudável criar uma dependência muito grande de terceiros. Deixar uma área totalmente dependente de um colaborador fenomenal, por exemplo, pode ser um problema. Se ele sair, sua empresa vai desandar? É importante sempre contar com vários bons profissionais, de maneira que ninguém seja insubstituível.

Tomar decisões erradas

Saber tomar boas decisões é, talvez, a maior habilidade que um empreendedor precisa ter, porque todas as outras estão relacionadas a ela. É claro que ninguém é obrigado a acertar sempre. Até porque empreender é correr riscos. Mas treinar a percepção para conhecer melhor os ambientes e perceber melhor as situações é fundamental. Isso se consegue com capacitação e prática.

Perder o controle das finanças

Esta é uma das principais causas de falência nas empresas brasileiras. Muitas vezes, o negócio vai muito bem, fatura alto, tem muitos clientes, mas fecha as portas. E isso, simplesmente, porque gastou mais do que podia, mesmo ganhando muito. Fraudes de funcionários contra o patrimônio da empresa, erros de contabilidade, descumprimento de obrigações fiscais, tudo isso está relacionado à saúde financeira da empresa. Por isso, cuidar com atenção desses aspectos é fundamental.

Falta de método

Nada funciona sem um ou vários objetivos a serem perseguidos. Aliás, pode até funcionar, mas não cresce. E um negócio que não cresce, não acompanha o mercado e morre. Por isso, é muito importante estabelecer metas, traçar estratégias e definir métodos de trabalho. Sem isso, nada feita. Mas, infelizmente, muitas empresas brasileiras não aprenderam ainda essa lição.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários