Gestão

A importância da Gestão de Custos

19/12/2014 • por meuSucesso .com

Diretor da Ticket apresenta dicas importantes para formular estratégias de custos para pequenas empresas

A equipe do meuSucesso.com convidou o diretor de Gestão de Despesas da Ticket para trazer dicas importantes sobre como as pequenas e médias empresas devem formular suas estratégias de custos 

Veja o artigo abaixo escrito por Gustavo Chicarino*

Muitas vezes as empresas e, principalmente, as pequenas e médias, ao compararem seu volume de vendas contra o reflexo no caixa e ao perceberem um resultado abaixo do esperado, concluem que deveriam aumentar os preços de seus produtos e serviços.
 
Esse pode ser um dos caminhos a ser utilizado, mas desde que o reajuste efetuado seja absorvido pelo mercado e reflita no aumento do volume de negócios. Do contrário, esta medida pode ser desastrosa.
 
Em situações como a relatada acima, uma boa medida seria que os empresários tivessem uma postura de acompanhamento contínuo de avaliação e mensuração, ou melhor, gestão dos custos e despesas por meio de mecanismos, sistemas e ferramentas que lhe permitam conhecer à situação da empresa e tomar decisões mais assertivas.
 
Estudos como os realizados pelo SEBRAE    “A Gestão dos Custos nas PME’s Paulistas” e da Nielsen “Perspectivas das PME’s na América Latina”, comprovam que essa falta de gestão sobre os custos, aumenta à vulnerabilidade das empresas. E, por outro lado, o maior domínio sobre seus custos possibilita uma reação mais rápida em momentos de crises econômicas, ataques da concorrência e resultados negativos das empresas.
 
Ainda fazendo referência aos estudos acima, conclui-se que existe espaço para redução em itens tais como: - Telefonia, Energia Elétrica, e acima de tudo, com abastecimento e manutenção dos veículos, sem que isso prejudique o funcionamento da empresa. 

Mas no que se refere a métodos de pagamento, grande parte das PME’s brasileiras utilizam formas ineficientes de pagamento como cheque e dinheiro para seus gastos em suas operações. 

A utilização de métodos mais eficientes de gestão de gastos traz mais facilidade e flexibilidade para a gestão de custos das PME´s, fazendo com que os empresários se dediquem mais ao core do negócio e aumentem sua produtividade.

*Gustavo Chicarino é um dos maiores profissionais do Brasil quando o assunto é gestão de projetos, com experiência em diversas áreas, o empresário já atuou em diversos segmentos, como por exemplo, estratégia, marketing, finanças e desenvolvimento de novos negócios.  Em conjunto com outros profissionais, já publicou artigo na Harvard Business Review, atuando também em países como Itália, Holanda, França e Bélgica.

Comentários