O colunista do meuSucesso.com compartilha o seu conhecimento sobre franquias


O crescimento do sistema de franchising nacional é consistente já há algum tempo e, cada vez mais, novas empresas aderem ao sistema como forma de expansão de seus negócios e ampliação de acesso ao mercado. 

Num mercado cada vez mais competitivo e com diversas opções de compra pelo consumidor, tornar-se a melhor opção tem sido um desafio constante de todas as empresas que lutam por melhores índices de participação no mercado e melhoria de vendas. 

A profissionalização do sistema também tem sido destaque, seja pelo alto nível dos candidatos a franqueados ou pelas próprias pessoas que fazem parte da empresa franqueadora, que cada vez mais buscam programas de capacitação para se manterem atualizadas e alinhadas com as novas demandas do mercado. O nível de exigência e de excelência em serviços está cada vez mais alto e não permite mais falta de disciplina e comprometimento no relacionamento entre as partes, franqueadores e franqueados. 

Porém, um dos principais desafios tem sido a conquista da maturidade dessas redes proporcionando uma experiência de consumo única em todos os pontos de contato com a marca. Para tanto, buscar o alinhamento e o engajamento dos franqueados e de suas equipes tem sido a missão dos executivos de uma empresa Franqueadora, diariamente. 

Existem muitas definições para o conceito da Gestão Estratégica e no nosso entendimento, pode ser considerada como o processo pelo qual a Empresa consegue executar o seu planejamento de maneira sistemática e alinhada entre toda a sua equipe e rede, tornando compreensível e prática a sua cultura corporativa representada pela definição de sua missão, visão e valores corporativos. 

Assim busca-se uma compreensão real dos indicadores chave de performance e quais as ações que impactam no desempenho organizacional, por meio de um sistema de medição e análises e que gere ações consistentes de correção de rumos ou mesmo de confirmação. 

A complexidade se amplia ao tratar os franqueados como integrantes fiéis do sistema e entregadores da promessa da marca perante o mercado consumidor. Ter real conhecimento e alinhamento dos princípios da empresa franqueadora, estar alinhado à sua cultura de negócios e da marca, proporciona aos franqueados uma adesão maior e uma relação mais produtiva de negócios. 

Cabe à empresa franqueadora definir a sua estratégia, pensar num horizonte de no mínimo 5 anos, comunicar a sua missão, visão, valores (o seu Propósito de Negócios) e aos Franqueados cabe a execução com excelência dessas diretrizes, realizando um planejamento de suas unidades de no mínimo 1 ano e buscando o engajamento e preparação de suas equipes de maneira alinhada. 

Portanto é possível entender que ambas as partes têm desafios enormes na conquista da Gestão Estratégica do Franchising, que é representada por uma rede totalmente alinhada aos princípios e padrões do negócio, com relacionamento participativo e construtivo e adquirindo uma cultura de gestão consistente, atrelada a planos de negócios e/ou ações e indicadores de performance, gerando resultados consistentes para franqueadores e franqueados. 

Quanto mais claro se torna o papel das partes na construção do sucesso da marca, da rede e do negócio, maiores as chances de sucesso nessa relação desafiante do franchising, que demonstra pujança de crescimento a cada ano, porém, transmitir a cultura da franqueadora de maneira sistemática a toda à sua rede tem sido um dos principais desafios do sistema e deve ser perseguido por todos que orbitam essa lógica estruturada de expansão de negócios. 

A gestão estratégica do franchising, portanto, tem a missão de buscar esse alinhamento constante para gerar melhores resultados para o franqueador, franqueados e claro, para os clientes também. 

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Adir Ribeiro

Presidente e Fundador Praxis Business Especialista em Gestão Estratégica de Franchising & Varejo, atua há mais de 20 anos nesses mercados. Treinou mais de 50 mil pessoas. É coautor dos livros: Gestão Estratégica do Franchising – Como construir redes de franquias de sucesso e Franchising – Uma Estratégia para a Expansão de Negócios. Colunista e Mentor da Endeavor, Expert do Meu Sucesso.com, Apoiador e Voluntário do Instituto CEO do Futuro (icf.org.br), Consultor Técnico da ABF para a NRF (maior evento do varejo mundial, que acontece em Nova York – EUA), Professor de grandes Escolas de Negócios no Brasil: FGV, FIA/Provar, ABF e Insper.