feriado, praia e as vantagens para uma empresa
Gestão

Feriado é tão ruim assim quanto parece para uma empresa?

24/02/2017 • por meuSucesso .com

Alguns pontos podem acabar sendo positivos

Um assunto que sempre gera debates acalorado e já tem motivado até projetos de lei no Congresso Nacional é a quantidade de feriados oficiais no Brasil. O mercado costuma reclamar dos prejuízos que os dias parados causam – principalmente ao comércio e à indústria. Mas será que esses períodos trazem apenas efeitos negativos?

A verdade é que existem diferentes segmentos na economia, cada empresa tem um modo de trabalhar e nunca será possível dizer que os feriados são totalmente positivos ou negativos para todos, de uma maneira geral.

Companhias que trabalham com mais força na sazonalidade acabam tirando bom proveito dos feriados. Imagine, por exemplo, a rede hoteleira e o setor de serviços de alimentação em cidades pólo, como Rio de Janeiro, Salvador e Recife. No Carnaval, vivem um boom.

Mas esse exemplo não é suficiente para explicar a questão, porque é bem óbvio que sempre haverá aqueles que colhem bônus e quem pague ônus em situações como essas. Mas, olhando para aspectos mais genéricos, podemos perceber pontos que têm potencial para serem positivos para todos.

Vejamos:

Otimização de custos

É comum em algumas empresas, nas épocas que antecedem feriados longos, intensificar o trabalho previamente, para compensar o período parado. Se houver um bom planejamento, a produção pode ser mantida no mesmo nível e com menor custo, porque a produção terá ocorrido em menor tempo.

Redução de banco de horas

Um feriado numa quinta ou terça-feira pode ser visto como uma desculpa para “imprensar” um dia na semana e acrescentar um dia útil ao período parado. E, de fato, é o que acontece. Mas em algumas situações essa pode ser uma oportunidade para reduzir, por exemplo, o banco de horas dos funcionários, gerando menores prejuízos para a empresa. Nesses períodos, o mercado todo está em baixa e é melhor que o funcionário se ausente nele do que em um momento de maior demanda.

E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários