Gestão

O que falta para você ser um bom gestor?

23/01/2015 • por Márcio Iavelberg

Não basta trabalhar muito, é preciso ter direcionamento e foco

Trabalhe muito, mas com direcionamento. Entenda o seu negócio e feche as contas no azul. A seguir trazemos 5 itens que podem lhe ajudar a repensar a sua maneira de lidar com o seu negócio e trazer grandes vantagens competitivas:
 
1. Lucratividade - Identifique seus diferentes negócios e considere encerrar ou, pelo menos, repensar os não lucrativos. Se você vende diferentes produtos ou serviços, descubra quais lhe trazem mais resultado. Tente reduzir os custos daqueles que não geram muito valor. Ou até repense no preço de venda.
 
2. Planejamento - Comece a trabalhar com orçamento - planeje antes de executar e monitore se está tendo eficiência em sua atividade. Dedique mais tempo para pensar em seu negócio. Trabalhar sem planejamento pode dar a impressão de que o tempo é cada vez mais raro e o resultado financeiro cada vez mais difícil de alcançar. Os problemas financeiros nem sempre serão resolvidos com o aumento da carga de trabalho. O segredo pode estar exatamente ao contrário. Trabalhar demais acaba tomando o tempo do planejamento e, por sua vez, do direcionamento mais eficaz do trabalho.
 
3. Indicadores de eficiência - Depois de planejar e executar seu trabalho crie mecanismos para analisar e criticar se está sendo feito da melhor maneira possível. Para tanto, é preciso desenvolver alguns indicadores de desempenho.
 
4. Redução de gastos - É importante conhecer as despesas da empresa para montar um plano de redução de gastos. Normalmente, focam-se no esforços nas vendas; enquanto isso parte desse dinheiro está indo pelo ralo.
 
5. Transparência - Vale à pena evitar constrangimento e dor de cabeça no futuro. Cheque as contas correntes da empresa, todos os dias. Confronte a movimentação bancária (principalmente as receitas) com o movimento ocorrido. Certifique-se de que tudo corre da maneira mais correta e transparente. Não dê espaço para ser enganado e nem desconfiança onde não deve ter. Tanto você, quanto seus funcionários se sentirão mais confortáveis.

 

Comentários

Quem escreve

Márcio Iavelberg

Sócio em Blue Numbers Consultoria Empresarial

Graduado em administração de empresas, com MBA em Gestão Financeira pela USP e Especialização em Direito Tributário pela FGV/SP. É sócio da Blue Numbers Consultoria Financeira, que presta serviço para pequenas e médias empresas. Tem trabalhos realizados em países como Argentina, México, Chile e Colômbia, além do Brasil. Atua como colaborador de artigos de administração e finanças para revistas e sites Exame PME, Você S.A, Investidor Individual, Portal IG, site CanalRh e site Portal Educação, entre outros. Escreveu o livro "Como administrar seu consultório e suas finanças pessoais"