Empreendedorismo

O que a confiança tem a ver com o sucesso do empreendedor?

23/01/2015 • por Paola Tucunduva

É muito importante confiar na capacidade da sua equipe

Tudo começa com a autoconfiança do empreendedor, que acredita na própria capacidade de construir uma empresa de sucesso e alcançar seus sonhos e metas. Se você não tiver essa certeza... nem comece. Ao assistir ao primeiro programa do Eloi, da Flytour, terá a oportunidade de ouvi-lo sobre como a autoconfiança é importante.

Logo no início da empresa, um dos maiores desafios é fazer com que confiem na sua capacidade de entregar o que promete. Normalmente, os clientes pedem referências a outras pessoas que você já tenha atendido. Por estar no início, a empresa não deve ter muitas referências. O que fazer? Minhas dicas para lidar com essa dificuldade são:

- construa uma imagem profissional por meio de um site bem elaborado, cartão de visita criativo/bonito e de boa qualidade;
- lembre-se de que sua imagem pessoal precisa ser compatível com a imagem da sua empresa;
- utilize sua credibilidade de trabalhos anteriores;
- construa um relacionamento de vínculo forte com seus prospects mesmo que eles ainda não tenham realizado a compra;
- faça um projeto piloto com uma empresa importante sem cobrar;
- pense que não basta ser competente, você tem que parecer competente.

Superada essa etapa, o próximo desafio relacionado a confiança está ligado a gestão da equipe. É muito importante que confie na capacidade das pessoas que trabalham com você - antes mesmo de terem realizado qualquer tarefa. Isso parece fácil, mas na prática é muito mais difícil do que se pensa. O mais comum é a desconfiança generalizada. Quantas vezes você pediu para alguém da sua equipe fazer um trabalho, mas no fundo não acreditou que ele seria capaz de realizar. E, na primeira dificuldade que seu subordinado encontrou, você pegou a atividade de volta. Muito provavelmente nem percebeu que, além de não preparar seus colaboradores para desenvolverem a mesma função numa próxima vez, ainda demonstrou que não acredita na sua equipe. O resultado? Leva todos à desmotivação total. E, de repente, você se dá conta de que está cercado por pessoas incompetentes. E eu pergunto: de quem é a responsabilidade pelo desenvolvimento e o resultado da equipe?

Na minha opinião confiança é a alma do sucesso do seu negócio.

 

Comentários

Quem escreve

Paola Tucunduva

Apresentadora em Alma do Negócio/Evolution training e Rotovic Lavanderia, São Paulo

Paola Tucunduva é empreendedora, graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduada pelo CEAG-FGV em finanças e Marketing. Paola é apresentadora do programa Alma do Negócio, da Rádio Mundial FM 95.7. Também é facilitadora do Empretec - Sebrae, professora da Fundação Dom Cabral (FDC). Paola é sócia - diretora da Evolution Training e Rotovic Lavanderia; e presidente do Conselho da ANEL (Associação Nacional das Lavanderias). Paola foi indicada e finalista de importantes prêmios, como Woman Business Award 2008 (ONU/UNCTAD) e o Prêmio Mulher de Negócio 2009 (SEBRAE).

POR Paola Tucunduva

Como as empresas de sucesso fazem?

2 1