Gestão

Qual é o papel do departamento de recursos humanos em uma empresa?

7/08/2014 • por meuSucesso .com

Entenda como funciona esse setor tão importante nas organizações

O departamento de Recursos Humanos, especialmente nas grandes empresas, é de extrema importância, apesar de muitas vezes ser considerado simplesmente um "gasto" e, ainda por cima, secundário. O conceito de recursos humanos remete a todas as práticas e políticas que objetivam administrar comportamentos dentro de uma organização. A partir do reconhecimento das pessoas como recursos, faz-se necessário estabelecer formas de gerenciar e investir neles, de forma a explorar de forma positiva a plenitude das capacidades humanas disponíveis na empresa. 

As funções do departamento de RH, nesse sentido, vão desde a seleção de profissionais para compor a equipe da instituição à sua gerência, uma vez que são contratados ou estabelecem alguma forma de vínculo empregatício. E não somente isso, mas guiar e orientar os profissionais quanto aos objetivos e metas da empresa, proporcionando um ambiente de comunicação aberta, passa a ser também preocupação e responsabilidade do setor, compondo parte importante do que "o recursos humanos" faz pela organização na qual se insere. 

Apesar de ser muitas vezes considerado um centro de custo que não contribui efetivamente para os resultados financeiros da empresa, o papel desse setor é indiretamente muito importante para o sucesso de qualquer organização. Sem pessoas motivadas, satisfeitas e em sintonia com o que a organização quer realizar, será difícil alcançar tais objetivos. Em vez de ser visto como um mal necessário, ou um departamento limitador do profissional, o RH deveria buscar novas estratégias e oportunidades internas e externas para expandir as possibilidades da equipe de funcionários. 

O mundo dos negócios está passando por transformações que exigem uma mudança nesse papel muito ligado à burocracia ao qual frequentemente se associa o departamento de recursos humanos. Uma nova forma de gerenciar e equilibrar profissionais valiosos é necessária diante dos avanços tecnológicos e da globalização também administrativa pela qual passamos hoje. Maior flexibilidade, eficiência e empreendedorismo são exigidos desse novo RH, de forma que a contribuição do departamento para a empresa seja uma gerência estratégica das pessoas, para que elas atinjam níveis cada vez mais altos de performance.

Assim, o papel do departamento de recursos humanos é também o de apoiar funcionários, para além de trâmites burocráticos, buscando dar-lhes condições de aumentar a produtividade e fortalecer as competências da empresa. O objetivo deve ser o desenvolvimento de um ambiente encorajador da inovação, identificação com a organização, com a consequente geração de responsabilidade e dedicação por parte do profissional.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários