Gestão

Seu negócio é sustentável?

11/09/2015 • por meuSucesso .com

A despeito de várias iniciativas, ainda estamos longe de nos tornarmos sustentáveis

Sustentabilidade se tornou uma das grandes bandeiras deste século. Vivendo em um planeta que está adoecendo, mais empresas, instituições e pessoas estão interessadas em soluções que garantam a produtividade sem comprometer o meio ambiente. De acordo com uma pesquisa do Ibope, quatro em cada dez brasileiros estariam dispostos a pagar mais para adquirir um produto fabricado de maneira ambientalmente correta. Mas será que entendemos mesmo o que, de fato, significa ser sustentável? O tema se restringe apenas ao meio ambiente?

A despeito de várias iniciativas ao redor do mundo, ainda estamos longe de nos tornarmos, de fato, sustentáveis. Hoje, consumimos 1,5 vezes o que o planeta é capaz de nos oferecer. Se seguirmos nesse ritmo, a expectativa é de que até 2030 teremos consumido o equivalente a duas Terras.

Para as empresas, isso significa apenas uma coisa: um cenário ainda mais difícil num futuro breve. Escassez de matéria prima, custos mais altos, redução da qualidade dos produtos etc. Muitos empreendedores ainda não conseguiram desenvolver a capacidade de visão ampliada sobre o contexto de seus negócios. E isso pode ser o início de seu fim.

Para além do marketing verde

Colocar um selo de sustentável na embalagem de seus produtos ou assumir um discurso em defesa da natureza em suas campanhas de marketing não vai tornar sua empresa sustentável. Adotar práticas que efetivem tudo isso, sim. 

Além disso, ser sustentável é bem mais que se preocupar com o meio ambiente. É, acima de tudo, entender que a preocupação com o planeta e os recursos naturais é uma condição para a existência de seu negócio no futuro. 

Desenvolver a capacidade de perceber isso vai ajudar você, empreender, a compreender sua empresa melhor, mensurar suas estratégias e avaliar os riscos.

O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário.

Comentários