Inovação e Tecnologia

A fórmula de Murilo Gun: criatividade x empreendedorismo = inovação

11/09/2015 • por Murilo Gun

O colunista do meuSucesso.com, Murilo Gun conta como a criatividade pode ser a base para um empreendedorismo diferente

Quando você utiliza a sua Criatividade e multiplica ela com o seu Empreendedorismo, você gera Inovação.

Afinal, Inovação é quando uma coisa criativa é empreendida - colocada em prática gerando valor.

Ou como bem resume o professor Sílvio Meira, “inovação é a criatividade emitindo notas fiscais”.

Ainda tem gente que acha que criatividade é coisa só para os “artistas”: publicitários, designers, arquitetos, comediantes, etc...

Mas – imagino que você já saiba – criatividade é uma Ferramenta para resolver problemas.

E, considerando que todo mundo tem problemas (pessoais e profissionais), todo mundo precisa ser criativo!

Ser criativo é importante (ESSENCIAL) para um profissional se destacar (SOBREVIVER)

Em 2014, fui um dos 80 empreendedores do mundo selecionados para morar por 10 semanas no NASA Research Park, no Vale do Silício, estudando as tecnologias do futuro na Singularity University.

E um dos assuntos mais falados por lá foi o casamento da inteligência artificial com a robótica, e o impacto disso no mercado de trabalho. 

Já faz um bom tempo que a gente percebe que essas duas tecnologias estão eliminando postos de trabalho e todos sabemos que isso é uma tendência que deve crescer cada vez mais. O que eu não sabia é a incrível aceleração dessa tendência nos próximos anos. 

Explico: lembra da progressão aritmética (pa) e progressão geométrica (pg) que aprendemos na escola? No início da sequência, até que a PA e PG ficam relativamente próximas, mas depois de poucas etapas a PG dispara.  Isso acontece porque a PA cresce de forma linear, enquanto que a PG cresce de forma exponencial.

Bem... essas tecnologias (inteligência artificial e robótica) crescem num ritmo exponencial (PG) e nós projetamos o futuro de forma linear (PA). Ou seja, nós somos muitos ruins para fazer previsões relacionadas com tecnologias exponenciais. Tendemos a subestimar e sempre imaginamos que os impactos delas vão demorar muito mais do que eles realmente vão.

OK. Mas qual a relação disso com criatividade?

Um paper de Dez/2013 da Universidade de Oxford (QRCODE) analisou 702 ocupações da previdência dos Estados Unidos e criou um algoritmo para calcular a probabilidade de cada ocupação ser substituída pelas “máquinas".

Os critérios utilizados foram o quanto cada atividade demanda de:
- inteligência social
- percepção/manipulação
- criatividade

Ou seja, os profissionais que dominarem essas habilidades estarão mais “protegidos contra a invasão das máquinas”.

(Essa última frase foi meio filme de ficção científica de Hollywood, mas eu aprendi lá na NASA que Hollywood é tipo Nelson Rubens: aumenta, mas não inventa).

Comentários

Quem escreve

Murilo Gun

Comediante

Murilo Gun é empreendedor, comediante especializado em humor corporativo, palestrante especializado em empreendedorismo e professor especializado em criatividade. - See more at: http://blogcriatividade.com.br/rafinha-bastos-bom-humor-e-criatividade-para-solucao-de-problemas/#sthash.rhuj4vhp.dpuf

Mais Colunas