Entenda melhor como as novas tecnologias estão inovando todo o setor e impactando positivamente a experiência dos clientes e varejistas.


O varejo e a necessidade de se relacionar com clientes é uma das habilidades mais antigas e necessárias para o ser humano. Mas a tecnologia que avança cada vez mais rápido está mudando constantemente a experiência do cliente e de quem vende.  

A partir daqui, você vai entender melhor como as novas tecnologias estão inovando todo o setor e impactando positivamente a experiência dos clientes e varejistas. 

Online ou offline? 

Não basta abrir uma loja. É preciso entender os desafios do mercado, o contexto do país, como as concorrências se comportam e quais são as necessidades reais dos consumidores de varejo. Pois, além de produtos de qualidade, eles buscam uma experiência de compra fácil e prática. Tudo isso torna o processo do varejista cada vez mais vinculado às novidades e tecnologias que aparecem no mercado para facilitar a entrega para o cliente. 

Antes, o consumidor precisava ir fisicamente até uma loja para comprar algo. Hoje em dia, com um simples toque no celular, um mundo de opções e marcas aparecem disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso à tecnologia. E são muitas, já que a chegada da pandemia acelerou o processo de digitalização da população. 

Hoje em dia, é possível ter uma loja apenas online ou uma loja física e online. Mas estar presente apenas no offline pode ser uma grande perda de oportunidades para os empreendedores que ainda não descobriram o lado lucrativo da tecnologia no varejo.  

Tecnologia sem limites 

Nos anos 1990, a internet surgiu dentro das empresas e revolucionou os processos de trabalho com uma tecnologia muito à frente daquilo que já existia. Mais tarde, a democratização do acesso à internet trouxe outras oportunidades de vendas online, algo nunca visto antes. Agora, estamos na era da conexão máxima, uma mudança que trouxe novos modelos de negócios para o mercado. 

Essas tendências tecnológicas continuarão aparecendo a todo momento com a intenção de solucionar pequenos e grandes problemas no processo de compra e venda. Mas cabe a cada empresa entender quais inovações fazem sentido para fazer seu negócio crescer e para a sua relação com o cliente melhorar

Vivendo a inovação

Quem decide entrar de vez no varejo (tanto online quanto offline) precisa estar por dentro das ferramentas que podem alavancar seus resultados com o tempo e aumentar seu relacionamento com o consumidor. Algumas dessas inovações são: 

  • Marketing digital: comunique da melhor forma o seu produto e engaje com seus clientes sem que eles precisem sair de casa.
  • Heatmaps: mapeie onde o seu cliente percorre em sua página online. Assim, é possível entender os lados fortes e fracos de como você está disponibilizando a informação sobre o produto na internet.
  • Cloud Computing: armazene informações importantes dos seus clientes de forma organizada e segura. 
  • Gestão Fiscal Automatizada: ganhe mais tempo para vender passando processos manuais para um sistema que execute tudo de forma automática. 
  • Diversas formas de pagamento: não perca seu cliente na boca do caixa por não aceitar a forma de pagamento que for melhor para ele. 

De mãos dadas com a inovação 

Referência na área da moda e varejo com a sua marca Reserva, Rony Meisler domina, há 15 anos, essa demanda por mais inovação nas empresas do setor. Esse conhecimento foi adquirido por Meisler ao colocar em prática algumas lições que ele aprendeu no seu caminho de empreendedor. Como, por exemplo, a importância de atrelar tecnologia ao processo de venda em varejo para que a experiência do cliente seja ainda mais satisfatória. 

Essa tecnologia vai estar presente cada vez mais nas ações básicas de qualquer empresa, é difícil fugir disso. Assim, o melhor é abraçar as mudanças no mercado e aplicar as ferramentas que tragam praticidade na hora de empreender e realizar uma experiência única com o cliente

Talvez essas grandes inovações na sua empresa pareçam pequenas para o consumidor mas são os pequenos detalhes que farão ele comprar o seu produto e voltar à sua loja no futuro

Quer descobrir mais sobre varejo, tecnologia e experiência do cliente? Teste o meuSucesso por 7 dias grátis e assista à segunda temporada do Estudo de Caso de Rony Meisler.