Você acha que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro tinham a conta recheada ou um investidor quando iniciaram seus negócios? A resposta é não!


Muitas vezes existe a ideia, mas falta recurso financeiro e aí, fica a dúvida: dá pra começar o negócio do zero? O que o aspirante a empreendedor precisa saber é que esperar o momento ‘certo’ para começar não existe. O cenário ideal pode nunca acontecer. Coragem e muita vontade de fazer dar certo são combustíveis para sair do ponto zero para empreender, no caminho, as coisas começarão a acontecer. Você acha que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro tinham a conta recheada ou um investidor quando iniciaram seus negócios? A resposta é não, e hoje reunimos algumas histórias que foram contadas no meuSucesso para inspirar você a finalmente começar o seu negócio!

Adriana Barbosa

A história da empreendedora Adriana Barbosa está fresquinha na plataforma, e traz à tona a trajetória cheia de desafios e dificuldades dela, que encabeça o empreendedorismo negro no Brasil há 20 anos, quando deu os primeiros passos para realizar o que hoje é grandioso: a Feira Preta, que reúne cultura, gastronomia, arte, música e tudo que se relaciona ao mundo afro. Mas, ao longo de muitos anos, a escassez fez parte do jogo. Nascida em uma família matriarcal humilde, sempre sonhou em criar condições para fortalecer o empreendedorismo da periferia, mas teve que enfrentar a falta de oportunidades, o preconceito racial e seus problemas de autoaceitação. O estudo de caso, ‘Na cara e na coragem’, trouxe na última semana justamente o tema escassez e como o termo ‘sevirologia’ se tornou o mote da empreendedora. Vem descobrir como Adriana desbravou seu caminho até se tornar uma das 51 personalidades negras mais influentes do mundo pela Most Influential People of African Descent, o MIPAD. Esse prêmio, Adriana  recebeu no ano de 2017, em Nova Iorque.

Eloi D’Ávila

Encontrar histórias de empreendedores  que literalmente começaram do nada não é difícil, essa é a realidade da maioria, por isso que o meuSucesso busca compartilhar essas trilhas vencedoras. Falamos recentemente no blog de Eloi D’Ávilla, que perdeu a mãe ainda criança, foi doado por seu pai, fugiu de casa e morou na rua, cogitou tirar a própria vida mas com um esforço fora do comum, levantou um grande negócio, a Flytour. Uma trajetória emocionante que inspira demais e hoje fatura mais de 6 bilhões. Esse gaúcho tem muita história pra contar e a maneira como ele lida com as pessoas com quem trabalha vai encantar você. Aprenda com o estudo de caso, ‘O Andarilho’

Arione Diniz

Lá do Nordeste do Brasil também saem empreendedores que tiveram que começar o negócio do zero. O paraibano Arione Diniz hoje tem um faturamento bilionário, mas seu caminho foi longo para construir a rede das Óticas Diniz. Ele superou a pobreza e a gagueira, se descobriu um excelente vendedor e isso o levou a se tornar um dos grandes empreendedores do país. Vendas é o que sustenta qualquer empresa e Arione sempre soube disso. Com sua história, você pode aprender como aplicar uma mentalidade de crescimento visando a expansão da sua empresa tendo como base sua história, vem conhecer ‘De pé na multidão’

Camila Farani

Uma empreendedora de peso, Camila Farani, trouxe ao meuSucesso, todo o peso de uma mulher forte, guerreira e poderosa. Carioca, perdeu seu pai ainda criança e cresceu ajudando a mãe, que ao perder seu companheiro, precisou empreender para sustentar a família.  Foi na tabacaria da mãe que ela se entendeu como empreendedora. Hoje, Camila é considerada pela Forbes a maior investidora-anjo do país, com participações em ao menos 30 startups, além  de sócia-fundadora da G2 Capital e participante do programa de televisão Shark Tank Brasil. Com esse estudo de caso, você pode aprender toda a trilha para se tornar um investidor ao conhecer de perto os passos que ela seguiu: autoconhecimento, autodesenvolvimento, erros e acertos, conhecimento técnico, aptidão para o risco e a inquietude, típica de Camila. “De frente para o risco” vai te tirar da zona de conforto!

Flávio Augusto

E para concluir essa seleção de histórias incríveis de como começar o negócio do zero, Flávio Augusto fecha com chave de ouro. Se você quer inspiração, que tal mergulhar nessa história? Tudo começa, pra ele, com vendas e são elas que fazem parte de toda a construção do negócio que se tornou um grande case do empreendedorismo brasileiro. Com ‘Coragem, visão e competência’, Flávio se tornou um ícone nacional e arrasta consigo uma multidão de seguidores e admiradores. Para ele, quem quer, busca meios de fazer acontecer. O estudo de caso que conta como ele fundou a Wise Up foi o primeiro da plataforma meuSucesso e com ele você aprenderá tudo sobre vendas e liderança. Se é inspiração que você busca, vem descobrir como ele foi do subúrbio ao topo.

Começar o negócio do zero é mais comum do que se imagina, não deixe de levar seu sonho adiante por escassez de recursos, aprenda com esses empreendedores como eles lidaram com esse desafio e mesmo assim, conseguiram estabelecer seus negócios. Não deixe seu projeto de vida no papel! O meuSucesso te ajuda nesse processo, muito conteúdo teórico e muitas propostas práticas pra você dar o primeiro passo. E aí, vamos nessa? Por qual desses empreendedores você vai começar a estudar? Experimente grátis por 7 dias!

Aline W de Paula