Você acha que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro tinham a conta recheada ou um investidor quando iniciaram seus negócios? A resposta é não!


Quem vê o sucesso de notáveis nomes do empreendedorismo, nem imagina o quão desafiadora foi a jornada. Cada empreendedor desenvolveu uma saída estratégica, um método. Confira neste artigo como é possível iniciar um negócio do zero. 

Começar um negócio é algo realmente desafiador, os empreendedores sabem muito bem quantas dificuldades surgem ao longo desta jornada. Grandes empreendedores, que hoje desfrutam de negócios prósperos e de muito sucesso, também tiveram obstáculos, privações, muitas lutas e erros.    

Como seria começar um negócio do zero? Sem investimentos, sem muito conhecimento técnico necessário, sem recursos físicos, desempregado, desviando de um problema ali outro aqui…Imaginou o cenário? Pois bem, foi assim que grandes nomes do empreendedorismo brasileiro começaram.  

Por isso, neste artigo reunimos algumas histórias inspiradoras disponíveis na plataforma do meuSucesso que mostram na prática como fazer da dificuldade o combustível para iniciar um negócio, valendo-se de muita coragem e superação.  

Adriana Barbosa

Esta empreendedora não criou apenas um negócio do zero, mas sim algo muito maior: um movimento que impulsionou o empreendedorismo negro. Nascida em uma família matriarcal humilde, sempre sonhou em criar condições para fortalecer suas origens.  A história empreendedora de Adriana se inicia há 20 anos atrás, em meio a suas tentativas de sobrevivência ela vendia e participava de feiras e movimentos culturais, e foi aí que percebeu a ausência da representatividade negra nesses negócios. Junto de uma amiga, e sem recursos e conhecimento técnico criou a Feira Preta um evento que reúne cultura, gastronomia, arte, música e tudo relacionado ao mundo negro.  Logo na primeira edição já atingiu um público de cerca de 7 mil pessoas, que só crescia a cada ano, chegando à marca de 1 milhão e 700 pessoas em 2020 – já na versão online da Feira. Adriana Barbosa teve que enfrentar inúmeras dificuldades como a falta de verba, ausência de patrocínios, crises, preconceito racial, falta de habilidade administrativa e muita escassez. Mas desenvolveu seu método: a sevirologia. Com a cara e a coragem ela foi atrás de patrocínios, conversas com pessoas, buscou conhecimento, especialização, parcerias e, assim, construiu uma verdadeira rede. Adriana desbravou seu caminho e construiu um negócio que impacta milhares de vidas e hoje é um dos nomes mais importantes do empreendedorismo feminino e empreendedorismo negro do país. 

Eloi D’Ávila

Fundador da Flytour, uma das principais companhias de turismo do Brasil, Eloi D’Ávila teve uma infância de dificuldades, maus tratos e marcada pela ausência. Quem vê hoje o sucesso do Grupo Flytour que fatura 6 bilhões de reais e emprega mais de 3 mil funcionários, não imagina que seu fundador chegou a morar na rua e já cogitou tirar a própria vida. Com muito esforço e persistência, Eloi casou-se cedo e conciliava família e seus três empregos simultâneos até, em 1979, abrir sua primeira empresa. O método de sucesso deste inspirador gaúcho, é acreditar em seu propósito, investir em criatividade e acreditar nas pessoas. Confira na íntegra a história de Eloi D’Avila assistindo ao estudo de caso, ‘O Andarilho’ e veja foi fazer das dificuldades o aprendizado para o sucesso de seu negócio.

Arione Diniz

Já pensou em pegar seu ponto fraco e fazer disso o trampolim para o sucesso? Pois foi exatamente isso que Arione Diniz fez, um homem gago e tímido, tornou-se um excelente vendedor. E em uma das grandes crises da sua vida profissional e pessoal fez a sua maior obra: as Óticas Diniz – atualmente apresenta um faturamento de 1 bilhão de reais. Arione descobriu seu método: a mentalidade de crescimento, e assim investiu em vendas visando expandir seu negócio. Iniciou no segmento óptico em 1992, na cidade de Natal (RN), e hoje sua rede de varejo está presente em 100% do território nacional, com mais de 1000 lojas e grande sucesso de vendas. Com a história inspiradora deste empreendedor, você pode aprender como aplicar uma mentalidade de crescimento visando a expansão da sua empresa, vem conhecer ‘De pé na multidão’

Camila Farani

Uma empreendedora de peso, Camila Farani, trouxe ao meuSucesso, toda representatividade de uma mulher forte, inteligente e poderosa. Carioca, perdeu seu pai ainda criança e cresceu ajudando a mãe, que ao perder seu companheiro, precisou empreender para sustentar a família. Foi na tabacaria da mãe que ela se entendeu como empreendedora. Seu método de sucesso foi sair da zona de conforto, balancear os soft skills com os hard skills e ir de empreendedora a investidora serial. Hoje, Camila é considerada pela Forbes a maior investidora-anjo do país, com participações em ao menos 40 startups, além  de sócia-fundadora da G2 Capital e participante do programa de televisão Shark Tank Brasil. Com o estudo de caso, “De frente para o risco”, aprendemos com a trajetória de Camila os passos da transformação de pequena empreendedora a investidora.

Flávio Augusto

Nome muito conhecido nas redes sociais, com seus mais de 3 milhões de seguidores no Instagram Geração de Valor, Flávio tornou-se um ícone nacional e hoje inspira e motiva com conteúdos que buscam transformar a vida das pessoas por meio do empreendedorismo. De origem simples, direto da periferia carioca, foi de vendedor de relógios a dono de clube de futebol. Tornou-se um especialista em vendas, seu primeiro passo foi aos 19 anos, quando começou a vender cursos de inglês. A partir desta experiência enxergou um oceano azul, e aos 23 anos decidiu fundar sua própria escola de inglês voltada ao público adulto, nascendo assim Wise Up. Mantendo sempre sua essência, Flávio Augusto também teve êxito na fundação de outras marcas, como a plataforma de ensino meuSucesso.com, o time de futebol Orlando City e o mais importante evento de empreendedorismo PowerHouse. Seu mantra de vida é a tríade “Visão, coragem e competência”, e seu maior método de sucesso é o desenvolvimento da competência de vendas. 

Diante desses exemplos, percebemos que começar o negócio do zero é mais comum do que se imagina e que jamais devemos deixar de acreditar em nossos sonhos, mesmo na escassez ou dificuldades. Para evitar erros e gerir negócios de maneira estratégica e planejada, conte com o meuSucesso. Na plataforma, contamos com mais de 40 exemplos de empreendedores que te ajudarão a dar o primeiro passo. Aqui você encontra a trajetória de sucesso da Wise Up, Polishop, Chilli Beans, Reserva, Óticas Diniz, Embraer e muitas outras marcas de referência.Que tal tirar sua ideia do papel agora e mudar de cenário? Experimente grátis por 7 dias!