Inovação e TI

10 ideias de negócio para 2014

23/04/2014 • por meuSucesso .com

Veja dicas de setores em que você pode investir

Você quer começar seu próprio negócio, mas não tem ideia de qual seria a melhor área para investir no momento. Que tal começar a pensar em ideias de negócios inovadores que apresentem boas perspectivas de mercado, com propostas de valor que transformem paradigmas? Pode ser em um setor já explorado (reinventar o velho também é inovar!), pode ser criando um novo nicho, podem ser ideias de franquias, enfim, algo que, de fato, tenha potencial.


No Brasil, o turismo é – e será ainda mais – uma das áreas mais exploradas. Por isso, esse pode ser um bom caminho e você não precisa ficar preso às atividades primárias da área. Afinal, o crescimento em uma área normalmente gera um efeito em cadeia, impactando várias outras.

Listamos dez ideias de negócios lucrativos em potencial para você investir, com base em dicas de especialistas do Sebrae. Confira:



Loja de suvenires

Para quem tem habilidades artísticas, a ideia pode estar em abrir sua própria loja ou quiosque de artesanato ou produtos personalizados. Turistas sempre querem lembranças dos locais que visitam e oferecer pequenos presentes com um toque regional sempre chama atenção. "A personalização é o grande diferencial do artesanato de suvenires. Poder fazer uma peça sob medida e com rapidez é um atrativos para turistas que queiram exclusividade", afirmam os especialistas do Sebrae.

Serviço de montagem de vitrines

A criatividade é sempre um fator determinante em qualquer negócio. Para uma loja de roupas, por exemplo, é uma falta gravíssima não montar uma vitrine que seduza o cliente. Com o bom momento do mercado varejista no Brasil, isso pode ser uma oportunidade de negócio. Se você tem um curso de design de interiores ou montagem de vitrines, pense nessa possibilidade.  


Delicatessen de sabores regionais

Delicatessens são estabelecimentos que se dedicam a oferecer produtos associados ao prazer, como alimentos e bebidas de alta qualidade, paladar exótico e sofisticado. A grande maioria desses locais vende produtos importados, mas apostar em sabores locais e explorar a culinária regional pode ser uma boa ideia para conquistar visitantes estrangeiros. Bolos, vinhos, pães e queijos que são especialidades brasileiras, por exemplo, são alternativas.

Hostel e pousadas

Se a sua casa tem quartos sobrando e uma boa infraestrutura e você quer ideias de negócios em casa, uma das oportunidades para ganhar um dinheiro extra nesse período é abrir um hostel temporário e anunciar na internet ou agências de turismo. Se sua ideia for mais permanente, você pode investir em um local e abrir uma pousada ou hotel econômico. Em ambos os casos, os especialistas do Sebrae aconselham que se conheça bem as tendências de consumo dos possíveis clientes. Isso será importante para incrementar seu negócio e gerar mais valor.


Serviço de tradução

Os eventos esportivos e a internacionalização das empresas devem gerar um aumento considerável na demanda por traduções e interpretações. Se o problema for o orçamento apertado, uma ideia de negócio com pouco dinheiro é abrir uma empresa que ofereça serviços de tradução para outras empresas ou pessoas físicas. De acordo com o Sebrae, embora línguas como inglês, espanhol e francês correspondam às demandas mais expressivas, idiomas considerados exóticos podem representar oportunidade de atuação devido à oferta restrita de profissionais no mercado.


Soluções em TI

Ter um site atualizado e interativo do empreendimento pode ser um diferencial no momento da escolha pelo cliente. Oferecer soluções de tecnologia da informação para o planejamento da empresa, desenvolvimento, implantação de novos métodos, treinamento, acompanhamento da equipe, manutenção e suporte a soluções de gestão pode ser um bom negócio.

Serviço de turismo receptivo

Além do tradicional receptivo de viagens, as empresas desse ramo podem oferecer demandas para traslados entre cidades e estados, inclusive proporcionando traslados para turistas nativos, passeios turísticos locais e em roteiros personalizado. Os especialistas advertem que "as empresas devem ter especial atenção à experiência do viajante", oferecendo rapidez e cortesia no atendimento, além de uma  equipe atenta, amável e informada, manter instalações e veículos limpos e confortáveis e monitorar as impressões dos clientes.

Músicos independentes

Ao realizar um trabalho com profissionalismo, fortalecendo a comunicação e a rede de contatos, o músico independente pode aproveitar o período dos megaeventos para fortalecer-se no mercado e conquistar o público. Isso pode pavimentar o caminho para grandes oportunidades mais à frente.

Moda

Nessa área, as oportunidades são inúmeras. O segmento é sólido e uma coisa de que não se pode reclamar nessa área é de público. A grande sacada é você estar atento às tendências e, ao mesmo tempo, também saber criá-las. Desde uma camiseteria até uma fábrica de calçados, opções não faltam.

Conteúdo desenvolvido pelo Administradores.com exclusivo para o meuSucesso.com

Comentários