Inovação e Tecnologia

Marketing Digital: saiba usar o Google Trends e Keyword Planner

3/09/2015 • por meuSucesso .com

Os resultados apresentados por elas vão basear grande parte de suas ações digitais

Independente de você ter um negócio baseado na internet ou não, conhecer as ferramentas Google Trends e Keyword Planner é muito importante. Sabe por quê? São os resultados apresentados por elas que vão basear grande parte de suas ações digitais. E, sim, mesmo que você não tenha um negócio nativamente online, precisa agir na web para encontrar seu público e levar a ele seu produto.

O Google Trends é uma ferramenta responsável por mostrar os termos mais procurados no Google.com, o maior buscador do mundo. Ele disponibiliza as principais palavras buscadas por países e categorias, além de mostrar a quantidade de buscas entre duas ou mais opções escolhidas por você. 

O eixo horizontal do gráfico representa a data e o vertical aponta a frequência com que o termo escolhido é procurado. Abaixo do gráfico principal vem a popularidade, subdividida entre países, regiões, cidades e idioma. As notícias relacionadas aos termos buscados são mostradas ao lado e relacionadas com um gráfico, que mostra o possível aumento ou diminuição do volume de buscas para aquela determinada palavra.

Keyword Planner

Já o Keyword Planner é uma das ferramentas do AdWords, principal serviço de publicidade da Google e fonte de 96% dos quase 37,9 bilhões de dólares faturados em 2011 pela gigante da internet. A função do "planejador de palavras-chave" é criar novas e fortes campanhas na rede de pesquisa, ou expandir as já existentes. 

Ele permite a procura por palavras-chave de destaque, grupos de anúncios, estatísticas do histórico de usuários e a possibilidade de ver o desempenho de uma lista de palavras-chave, bem como a criação de uma nova lista. O sistema também disponibiliza orçamentos competitivos para campanhas publicitárias.

Porém, apesar das várias ideias de palavras-chave e previsões de tráfego, o desempenho das campanhas depende de fatores extras como o lance contratado e o orçamento geral.

O próprio Google disponibiliza um guia prático onde explica como você pode utilizar o serviço de pesquisa de palavras-chave e segmentar, personalizar e filtrar os resultados. Também é possível utilizar a ferramenta para rever previsões de tráfego e guardar palavras-chave em sua conta.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários