Inovação e Tecnologia

O que é a computação em nuvem e como utilizá-la em seu negócio

26/06/2015 • por meuSucesso .com

Seus e-mails, mensagens via redes sociais, arquivos do celular salvos no Dropbox, tudo isso está na nuvem

Talvez nem saibam ou não tenham prestado atenção nisso, mas você, seus amigos e, muito provavelmente, as empresas em que vocês trabalham já utilizam serviços de computação em nuvem. Seus e-mails, as mensagens que trocam via redes sociais, os arquivos do celular que vocês salvam no Dropbox, tudo isso está na nuvem. Muitas organizações hoje também já preferem arquivar documentos e utilizar softwares online. Nesse último caso, inclusive, muitas vezes nem é uma opção. Vários serviços hoje só existem em versões virtuais e os que ainda mantém formatos offline, como é o caso da Microsoft com sua suíte Office, estão migrando aos poucos a estratégia para a nuvem.

De maneira resumida, podemos definir o conceito de computação em nuvem da seguinte maneira: trata-se do armazenamento de dados em computadores e servidores ligados em rede de maneira que possam ser acessados remotamente de qualquer lugar onde haja conexão à internet. 

Esse tipo de serviço abriu caminho para que muitas empresas tornassem bem mais simples processos que antes eram muito demorados, como compartilhar um documento ou desenvolver uma atividade com uma equipe que trabalha de forma remota, em diferentes locais.

Ganhos

Há uma série de vantagens que a computação em nuvem oferece e que podem ser mais importantes para uns negócios do que outros. Por exemplo: 

- Agilidade nos processos, permitindo que arquivos e softwares sejam acessados de qualquer lugar. Quem tem conta, por exemplo, para uso da suíte de aplicativos Office, da Microsoft, pode utilizá-la de qualquer lugar, no desktop ou celular, sem a necessidade de ficar refém do computador onde o aplicativo está instalado. Da mesma maneira, um colaborador pode ter acesso a uma planilha na nuvem ao mesmo tempo em que outro a analisa, seja no mesmo escritório ou em outro país.

- Espaço virtual para armazenamento, sem a necessidade de dedicar computadores específicos para isso. Com a digitalização de documentos, a nuvem também pode ajudar a liberar espaço físico.

Segurança

Embora ainda seja forte a discussão em torno do quesito segurança da informação nos serviços de computação em nuvem, as empresas que atuam na área têm investido muito em melhorias nesse aspecto. Obviamente, no entanto, existem riscos, como também haveria na custódia de arquivos ou uso de aplicativos offline. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários