Inovação e Tecnologia

Realidade Virtual: Tudo sobre o assunto e como utilizar no seu negócio

Por 18/12/2017 agosto 1st, 2019 0 comentários

Neste Guia iremos abordar e entender melhor a Realidade Virtual, como também vamos conhecer as tecnologias já existentes no mercado


A Realidade Virtual é uma tecnologia com a capacidade de enganar a sensação e os sentidos de um usuário, por meio da criação de ambiente virtual ou aparte da realidade. É criado por um sistema computacional introduzindo efeitos visuais, sonoros e até táteis com o intuito de trazer uma imersão completa com ou sem interação do usuário.

Hoje, a realidade virtual se baseia em displays estereoscópicos como óculos e headsets, que em muitos casos são usados para o entretenimento – como é o caso dos óculos de realidade virtual voltados aos videogames.

Crescimento e expansão do setor

A indústria do setor se expande ano após ano: de acordo com um relatório do Business Insider, os envios de aparelhos associados à tecnologia — como headsets e óculos de VR (Virtual Reality – Realidade Virtual) — aumentaram 1047% entre 2015 e 2016. Até 2022, a previsão é que o número de unidades vendidas chegue a mais de 50 milhões.

 A consultoria Gartner, por sua vez, incluiu a Realidade Virtual dentro de uma das três megatendências para os próximos 10 anos — experiências imersivas transparentes. "A tecnologia vai continuar cada vez mais centrada no ser humano, permitindo transparência entre pessoas, negócios e objetos. Essa relação tende a ser mais entrelaçada conforme a evolução da tecnologia se torna mais adaptativa, contextual e fluída entre o ambiente de trabalho, a casa e a interação com negócios e outras pessoas", aponta o relatório da Gartner.

Existem várias aplicações possíveis para a realidade virtual, como jogos, entretenimento, visitas virtuais (desde ir ao Louvre sem sair do Brasil até observar a Terra da Estação Espacial Internacional), treinamentos corporativos, reuniões à distância e vistorias em plantas industriais e canteiros de obras.

História da Realidade Virtual

O termo foi utilizado pela primeira vez no livro “Le Théâtre et son double”, em 1938, pelo escritor francês Antonin Artaud, que embora não seja autor de ficção científica, criou praticamente o termo ao sugerir um teatro onde “a ilusão natural de personagens e objetos criavam uma realidade virtual”.

Mesmo sem existir o conceito, desde aquela época já havia experimentos e objetos que tentavam simular outra realidade ou tinham o intuito de transportar o usuário para outra experiência. Criado em 1920, os óculos estereoscópicos com cartões em 3D de pontos turísticos possuíam essa função e são considerados os “tataravós” dos óculos VR que conhecemos atualmente.

Aparelhos de Realidade Virtual

Atualmente há muitos aparelhos simples e bem acessíveis que podem ser usados no celular com o intuito de transmitir e passar a sensação, mesmo que seja de forma simplista, do que podemos simular com a realidade virtual. Embora, este não seja o foco do guia, mostramos abaixo alguns dos óculos e aparelhos de Realidade Virtual disponíveis hoje no mercado.

Óculos Rift

Foi um dos primeiros protótipos que alavancou a corrida para desenvolver equipamentos de realidade virtual desta nova geração. Iniciou-se como um projeto no Kickstarter, que recebeu alto investimento e juntou nomes importantes da área de tecnologia. Tudo isso deu forma aos óculos Rift, um dos dispositivos mais completos de realidade virtual (e nada barato).

Samsung Gear VR 2017

O objetivo desses óculos é criar experiências mais fáceis e impressionantes de se utilizar com plataformas mobile. Apenas compatível com alguns celulares Samsung, o dispositivo permite que você possa assistir a aplicativos como Netflix ou Twitch, como se fosse num cinema privado, como também jogar alguns jogos simples no celular. Os pontos positivos giram em torno de não possuir fios e ser fácil de utilizar, mas também gastam rapidamente a bateria dos celulares.

Sony Playstation VR

O Playstation VR é um grande exemplo de como grandes empresas de videogame, como é o caso da Sony, estão começando a investir em tecnologias que podem mudar o rumo dessa indústria. Um dos pontos negativos é que é necessário uma série de equipamentos e dispositivos que devem ser usados em conjunto, como os controles de movimento Move e a PS Câmera.

Empresas que se utilizam da Realidade Virtual

eBay

As lojas australianas Myer e a gigante de e-commerce eBay se uniram para criar a primeira loja de departamentos do mundo. O usuário utiliza os óculos de realidade virtual e o aplicativo da eBay para loja e escolhe entre os produtos vendidos nas lojas físicas Myer.  Toda a navegação, escolha e pesquisa dos produtos é realizada somente pelo movimento dos olhos. É possível escolher os produtos que irão para o carrinho.

Walmart

A Walmart, uma das maiores varejistas do mundo, está usando realidade virtual para treinar seus funcionários nos Estados Unidos, de acordo com o site de notícias Business Insider. Durante o treinamento, os funcionários, utilizam os óculos e fones de ouvido para simular como seria o cotidiano nas lojas.

Insights para o empreendedor sobre como utilizar a Realidade Virtual

A Realidade Virtual no Brasil ainda está em processo embrionário, muitos aparelhos ainda não possuem preços tão acessíveis, mas é possível também se utilizar do conceito de realidade virtual que gira em torno da ideia de criar experiências alternativas por meio de efeitos visuais, sonoros e táteis. Pense como isso pode ser útil para diversos segmentos que mexem com o poder de decisão e escolha do consumidor. Proporcionar uma experiência pautada na realidade virtual pode ser uma boa alternativa para pautar e ajudar na decisão do seu cliente.

Setor imobiliário

Com a ajuda da realidade virtual, a pessoa pode conhecer novos apartamentos e casas sem sair do lugar. Há empresas que possuem tours digitais, que podem ser até acessados por meio de aplicativos no celular com os óculos VR, em que o usuário visita o local e vê fotos em 360 graus do ambiente podendo ajudá-lo a decidir se irá fechar negócio.

Eventos

Um recurso muito utilizado pelas empresas de eventos, como em shows, jogos de futebol, entre outros, é promover uma experiência em 360 graus, com imagens do local, em que o usuário pode encontrar a si mesmo, ver como foi o show e etc. Isso também é realizado por outros tipos de estabelecimentos, como restaurantes ou outros estabelecimentos que possuem tours virtuais.

 

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.