Logistica

O que é logística reversa?

29/07/2014 • por meuSucesso .com

Entenda o conceito e sua aplicação

Você já parou para pensar de que forma sua empresa está contribuindo para um meio ambiente saudável? Com as últimas décadas marcadas pelo acentuado debate sobre alternativas sustentáveis para os meios de produção industrial, na intenção de conter a deterioração do meio ambiente, as companhias tendem a incorporar a sustentabilidade em seus produtos como forma de diferenciação. Uma das práticas mais comuns das empresas se refere justamente ao retorno de resíduos recicláveis ao setor de origem para a reutilização. 

O conceito de logística reversa foi definido e regulamentado, no Brasil, em 2010, por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelecida pela 12.305. Abaixo, preparamos um pequeno resumo sobre o que é logística reversa e como ela pode ser aplicada nas empresas. Confira:
O que é?

A PNRS define a logística reversa como "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada". A prática deve ser implantada em todo o Brasil até 2015, embora muitas empresas já utilizem a logística reversa como parte da política de responsabilidade ambiental.

A logística reversa nas empresas

Do ponto de vista econômico, a logística reversa está em pleno desenvolvimento e já ocupa uma fatia de 0,5% do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos. Da visão de possibilidade de atração de clientela, pode-se dizer que, cada vez mais exigentes, os clientes consideram a existência de políticas ambientais um status de diferenciação entre as companhias.

Para utilizar a logística reversa em seu negócio, deve se ter em mente sempre que é um processo inverso ao natural industrial - com o produto sendo cuidado após o uso e retornando à sua origem para a reutilização. Uma das práticas mais populares de logística reversa é a devolução de embalagens para a reciclagem, o que evita consquências ambientais e ainda barateia a produção destas, beneficiando diretamente a empresa que adota essas práticas.

Experimente por 7 dias grátis

Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.

Comentários