Marketing

3 estratégias de conteúdo para plataformas digitais

20/11/2015 • por meuSucesso .com

Existe um vasto mundo de possibilidades que você pode explorar

Em plataformas digitais, ou você produz conteúdo relevante, ou vai ficar falando sozinho. Não são raros os exemplos de marcas que investem volumes relativamente altos em ações de marketing digital, mas não conseguem visualizar resultados na mesma proporção. Na maioria dos casos, o problema está na mensagem. O que se diz, o que se oferece, o que o público compreende. É nisso que reside a diferença entre uma ação de sucesso e aquele belo fracasso.

Antes de tudo, entenda que em mídias digitais a desenvoltura de uma campanha não é diretamente proporcional ao investimento financeiro que você faz. Uma simples imagem pode viralizar e aumentar a exposição de marca de uma empresa muito mais do que um vídeo que consumiu milhares de reais e horas e horas de produção. Tudo vai depender do que se diz e como se diz.

Abaixo, elencamos algumas estratégias de conteúdo que podem dar certo para seu negócio:

Entreter para engajar

Nem sempre as pessoas estão dispostas a ler textões, abrir a guarda para propagandas mais agressivas ou simplesmente ouvir um locutor listar as vantagens de um produto. Mas para entretenimento sempre há disposição. Conquistar o coração do público com algo leve, antes de vender, pode ampliar muito as chances de conversão mais à frente. Só tenha cuidado para não cair na tentação da piada a qualquer custo. As maiores gafes em redes sociais estão relacionadas a isso. Aquela máxima que diz que "é melhor perder o amigo do que perder a piada" não pode valer quando se trata de negócios.

Oferecer valor antes de cobrar

Uma ótima maneira de atrair a atenção do público e transformar prospects em leads é oferecer algo que tenha valor para quem recebe, mas que ainda não é seu produto. Ofereça isso gratuitamente. Não precisa ser algo que vai gerar um grande custo para você. As pessoas às vezes encontram valor em coisas simples, que você pode oferecer. Por exemplo: se você é uma companhia que vende carros, por que não criar um blog com dicas de manutenção automotiva e outros assuntos relacionados ao tema? Isso tem valor e vai fazer as pessoas lembrarem de sua marca quando pensarem em carros.

Gamificar

Outra maneira interessante de trabalhar conteúdo em plataformas digitais é a gamificação. Essa é uma estratégia que consiste em aliar um interesse de marketing a uma dinâmica de game. Muitas empresas fazem, por exemplo, ações promocionais em que as pessoas precisam cumprir determinadas tarefas para somar pontos e disputar um prêmio. Em outros casos, é possível acumular a pontuação e trocar por brindes depois. 

Essas são apenas algumas maneiras de trabalhar o marketing digital através de conteúdo. Mas existe um vasto mundo de possibilidades que você pode explorar. Use sua criatividade e mãos à obra! Você vai ver que ótimos resultados podem sair disso aí.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários