Marketing

3 sacadas para vender mais pela Internet em 2016 - por Camila Porto

13/01/2016 • por Camila Porto

Camila Porto, especialista em redes sociais, dá dicas para potencializar e converter seus seguidores das mídias digitais

Não dá para negar. A internet é uma das principais formas de pequenos negócios atraírem mais clientes e aumentarem suas vendas. As 3 sacadas que irei compartilhar neste post fazem parte de uma estratégia. Esta estratégia está baseada em uma das maiores e mais importantes moedas que seu negócio precisa ter: conteúdo de qualidade. Você pode ler o post “Mídia Própria: Que tipo de conteúdo produzir nas mídias sociais?” para ter mais informações sobre conteúdo online.

O conteúdo é uma das moedas mais fortes que seu negócio pode investir por dois motivos: ele atrai a atenção do seu consumidor e gera reciprocidade com eles. Quando sua empresa produz e compartilha conteúdo, ela gera valor. Quanto mais valor você gera, mais “saques” pode fazer, ou seja, pode vender sem ser visto como “aquele vendedor chato”.

Dito isso, vamos para as 3 maiores sacadas para vender mais pela internet em 2016

Vídeos, vídeos e mais vídeos

Se você quer ser um vencedor em um jogo, precisa conhecer as regras e onde estão as maiores chances de ganhar. Os vídeos sempre foram a bola da vez, mas nem todo mundo está de olho nisso. Seja no Facebook, no YouTube ou no celular. Vídeo é o caminho.

Vídeo é o formato de conteúdo mais consumido online. Além disso, é a melhor forma de passar uma ideia de forma rápida e de se conectar com sua audiência.  A melhor parte é que você não precisa de equipamentos caros para começar. Seu celular possui tudo o que você precisa para gravar seus primeiros vídeos.

Construa uma audiência, não uma base de dados

Se você quer vender mais online não construa uma base de contatos, construa uma audiência. Uma base de dados são apenas números. Número de fãs, de seguidores no Instagram, uma base de e-mails. Isso não diz nada sobre seu sucesso online se essas pessoas não forem engajadas.

Quando você constrói uma audiência, essas pessoas acompanham, recomendam você, falam de você e compram de você. É aí que entra o conteúdo de qualidade. Quando você produz e compartilha informações de valor para sua audiência, elas farão o trabalho de levar isso adiante. Mas, se você focar apenas em números e não em engajamento, nada disso vai acontecer e você vai continuar a falar sozinho.

Consistência

Essa dica vale para tudo na sua vida empreendedora. Não adianta começar algo e abandonar. Hoje o que mais vejo são contas de empresas abandonadas nas mídias sociais. Se você quer construir uma audiência, precisa ter consistência.

Não adianta gravar UM vídeo, postar uma vez e achar que as pessoas vão amar sua empresa. Consistência é a chave do sucesso. Como dica, crie uma agenda de gravação de vídeos. Grave vários em um mesmo dia e solte um por semana, por exemplo. Assim, você manterá a consistência e começará a ter uma audiência engajada com sua marca.

Esses são alguns pontos para você refletir sobre sua estratégia de conteúdo na internet. Quando você usa o formato certo e tem consistência, criará uma audiência apaixonada por você e seu negócio.

Me diga nos comentários: O que você fará de diferente em 2016 para atrair mais clientes usando a Internet?

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.

Mais Colunas