Marketing

Acelere suas vendas com micro conteúdos em seu site

29/06/2015 • por Will Fernandes

Não é necessário investir milhões de reais para se dar bem com o seu site na internet. Você só precisa entender como funciona o marketing de conteúdo.

Estou passando por um momento único no meu negócio, o vento está a favor: são parcerias que estão dando certo, novos clientes no portfólio e projetos que estão gerando resultados. Trabalhando nesse passo, significa que o meu tempo hoje é escasso e a cada novo projeto, tenho pensado no ROI (retorno em investimento) do meu tempo. Se uma atividade não tiver um ROI considerável, talvez não seja a melhor forma de investir o meu tempo.   

Conversando com um amigo que está fazendo um MBA aqui em Sydney, falamos sobre como o tempo hoje é o ativo mais importante para os empreendedores e como os clientes da Era Digital querem informações precisas e compactas. 

Na palestra de Guy Kawasaky , ex-CMO da Apple, diretor de Integração Motorola-Google e Investidor do Vale do Silício, foi falado sobre a regra “10-20-30” das apresentações. Essa regra fala que a apresentação precisa ter 10 slides, durar 20 minutos, e ter a fonte no tamanho 30. Claro que podemos variar para mais ou para menos, mas o Guy Kawasaky aprendeu isso com o lendário Steve Jobs. 

E esse know-how de “menos é mais” já está consolidado no marketing digital. Usuários querem a informação da forma mais rápida e simples e as empresas precisam se esforçar para criar micro conteúdos que engajem os clientes.   

Com isso em mente, quero compartilhar 3 formas de como acelerar as suas vendas com micro conteúdos:   

1- Imagens   

Confúcio fala que uma imagem vale mil palavras; talvez se ele estivesse vivo hoje, diria que uma imagem vale mil curtidas. Os resultados são muito claros, em um estudo do Hubspot foi revelado que posts com fotos no Facebook geram 53% mais likes e 104% mais comentários do que posts apenas com texto. 
 

2- Infográficos   

O Mitch Kappor, ex Chairman do Mozilla Firefox, diz que buscar informações na internet é como tentar beber água em um hidrante ligado. É muita água de uma vez só e você bebe com dificuldade. Na internet, o excesso de informações também é prejudicial à sua empresa, pois o cliente não consegue absorver todas essas informações. Os infográficos são uma forma de explicar essas informações, que as vezes são até complexas, em gráficos que até crianças podem entender. A Harvard Business Review publicou um texto interessante sobre o uso dos infográficos para empresa.
 

3- Videos interativos   

Os clientes, hoje, não querem ler um PDF de 30 folhas sobre como o seu produto/serviço funciona. Eles preferem ver vídeos de 2 a 10 minutos bem produzidos que explicam o seu serviço ou produto. Empresas que possuem vídeos em seus websites convertem em média 40% mais novos clientes do que as que não possuem. Além disso, vídeos aparecem em quase 70% de todas as pesquisas do Google, logo produzindo vídeos de bom conteúdo aumentará a visibilidade do seu website no Google.   

Concluindo: 

O marketing de conteúdo tem o objetivo de cativar e envolver o cliente. Procure formas de simplificar as suas informações e apresentá-las de uma forma atrativa e você verá o impacto nas suas vendas.

“Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo” – Confúcio

Quais são os seus Insights?

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0