Marketing

Como ter um conteúdo de qualidade com baixo custo? - por Will Fernandes

14/05/2015 • por Will Fernandes

Cada vez mais a internet abre possibilidades para campanhas e inciativas baratas e de grande influência

Estou prestando consultoria para um departamento do Governo Australiano. Esse projeto para o Governo é uma campanha de marketing para mostrar que esse departamento está “pronto para o futuro”. No briefing, eles deixaram claro o quão importante é, para eles, mostrar para a população que o dinheiro arrecadado nos impostos está sendo usado em prol da construção de um futuro melhor.   

Tivemos 3 reuniões antes de fechar o acordo, planejamos idéias ótimas e marcamos a data do começo. Estava tudo indo bem, até que eles me mandaram um e-mail sobre um reajuste no orçamento que cortou os gastos de comunicação em 60%.     

E aí, cancelamos a campanha? Perdemos um cliente de nome devido ao reajuste? Não. Apenas mudamos a estratégia.

Pensando nisso, criamos: 3 formas de criar conteúdo de qualidade com custo baixo (quero ressaltar que o custo é relativo ao seu poder de investimento, o seu custo baixo pode ser alto para mim e vice-versa).

1# Planejamento   

Você precisa planejar o seu conteúdo com antecedência. Uma ferramenta boa é o Google Calendar, procure datas que despertem interesse da população, como, por exemplo, eventos esportivos (finais de campeonatos), feriados (natal), eventos (oscars), datas de celebração (dia de ecologia) e datas criativas (o dia do jedi). Com esse planejamento, você sabe antecipadamente que irá precisar de conteúdos específicos para tais dias.

2# Use Talentos Internos   
 
Que conteúdo você pode produzir que seja único apenas para a sua empresa? A reposta é: você pode produzir você! Use os seus talentos internos.
 
Exemplos: Você é bom de palestras? Faça um SlideShare e compartilhe o seu know how na web. A sua assistente tem um blog de moda? Peça que ela faça um texto de como é a moda no ramo de seu negócio. Use os seus talentos para promover a sua empresa em uma perspectiva diferente.   

3# Fazer o bem   

Sim, esse é o melhor conteúdo do mundo. Faço uma aposta com você: se você, por uma semana, promover as suas atividades e descontos para a páscoa, mas no último dia postar uma foto do seu time distribuindo ovos de páscoa para crianças carentes, essa foto terá mais engajamento do que todas as outras fotos juntas. Por que isso? Porque nesse momento, você cruzou a barreira de empresa e voltou a ser humano e ser humano, real e tangível é tudo o que a sua empresa precisa em um mundo de relacionamentos digitais.     

Quais são os seus Insights?

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

1 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0

Mais Colunas