Marketing

Como um podcast pode aproximar sua marca de seu público

15/12/2015 • por meuSucesso .com

Conteúdo pode ser uma importante ferramenta de marketing

Nos últimos anos, alguns dinossauros da internet ressuscitaram com todo gás. Os GIFs, por exemplo, que foram reis na pré-história digital, haviam entrado em processo de extinção, mas sobreviveram em alguma área protegida e, de lá, se multiplicaram numa velocidade impressionante. Hoje esse formato tem tanta força que até Mark Zuckerberg resolveu permitir sua presença no Facebook, antes vetada por ser considerado uma figura inconvenientemente espalhafatosa demais.

O fato é que os GIFs não estão sozinhos nessa onda retrô. Estão de volta também os podcasts, que eram muito comuns antes de os vídeos se tornarem populares (leia-se: antes de a velocidade das conexões permitir que os vídeos se tornassem populares). Alguns que eram populares e foram relegados ao ostracismo recuperaram a influência. Outros resistiram bravos e fortes em seus nichos. E muitos outros novos estão aparecendo.

Mas por que o pessoal resolveu fazer podcasts?

Para ler um texto ou ver um vídeo, você precisa parar e dedicar um tempo de sua vida a isso. Agora imagine como seria ler um texto ou ver um vídeo durante uma hora no seu dia. Se não for aquele livro empolgante ou o filme do final de semana, muito dificilmente você vai conseguir. Vai ter sempre algo mais urgente para fazer. 

Um podcast, no entanto, você pode ouvir no trânsito, entre sua casa e o trabalho. Pode ouvir enquanto almoça, enquanto arruma o quarto. Enfim, podcasts permitem que você otimize seu tempo, dê uma dupla utilidade a momentos em que realizaria atividades mecânicas ou, simplesmente, não faria nada.

Quem soube enxergar esse potencial saiu na frente. É o caso, por exemplo, do Nerdcast, o podcast mais popular do Brasil, conduzido pela equipe do site Jovem Nerd. 

Muitas marcas têm despertado para o potencial dessa ferramenta e também a estão utilizando. 

Como um podcast pode ajudar minha marca?

A resposta à pergunta acima é simples: criando conexão. Conectar-se de maneira mais profunda com seu público é essencial para seu negócio ser visto como mais do que uma simples empresa que presta um serviço ou entrega  um produto. 

Um podcast pode ser uma maneira muito interessante de oferecer conteúdo de relevância e tornar sua marca importante no dia a dia do seu cliente, não só quando ele precisa de um produto. 

Abaixo, elencamos alguns podcasts de sucesso para você se inspirar:

Nerdcast - Podcast do site Jovem Nerd, que aborda os mais diversos assuntos relacionados ao universo nerd.

http://jovemnerd.com.br/categoria/nerdcast/

GVCast - Podcast do Geração de Valor, apresentado por Flávio Augusto da Silva, que recebe um convidado a cada programa para discutir empreendedorismo.

http://geracaodevalor.com/gvcast/site/index

Porto Cast - Nesse podcast, a especialista Camila Porto aborda diferentes assuntos relacionados a marketing digital.

http://www.camilaporto.com.br/tag/podcast/

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários