O Inbound Marketing é um conjunto poderoso de estratégias para conquistar o coração do seu público. Sua abordagem consiste em conquistar a confiança do seu cliente para oferecer um produto ou serviço. Nessa estratégia, o e-mail marketing vira um aliado para atingir o público alvo. Mas ele deve ser usado com cuidado e planejamento, já que atacar incessantemente com informações e propagandas indesejadas pode prejudicar o relacionamento.
Separamos algumas dicas para quem deseja utilizar o e-mail marketing com sucesso. Confira:
Público qualificado
O ideal, na estratégia, é mandar e-mails para o público que optou se cadastrar em seu blog ou site, afirma Rafael Rez, autor do livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”. “São usuários que desejam ler sobre os assuntos que você trata e por isso o sucesso da campanha pode atingir patamares maiores que o esperado”, explica. Com um público qualificado, também é possível obter um feedback melhor.
Assunto interessante
Se o e-mail não tiver um assunto interessante que chama atenção, é bem provável que ele acabe na lixeira ou pasta de spam antes mesmo de ser lido. Nessa hora, é preciso ser criativo. “Sabendo as necessidades do público no segmento de atuação, é possível desenvolver conteúdos que apresentem soluções e o título do conteúdo precisa ser um assunto irresistível para que o usuário abra o e-mail ao invés de descartá-lo com os outros”, indica Rez. Também se atente à frequência dos e-mails: se ele for constante, perderá a credibilidade.
Personalização
Lembre-se: na estratégia de inbound, você deseja criar um relacionamento com seu possível cliente. Por isso, fuja de e-mails automáticos ou que parecem ter sido escritos por robôs e seja pessoal. O especialista Rafael Rez orienta: “Chame o contato pelo nome, ainda no início, e mantenha uma linguagem simples e informal com um tom de conversa entre amigos até o final”.