Marketing

Inbound marketing: aprenda definitivamente o que é

21/01/2016 • por meuSucesso .com

Planeje, busque, gere leads, converta e fidelize

A resposta mais simples à pergunta "O que é inbound marketing?" pode ser: o mais poderoso conjunto de estratégias para conquistar o coração do seu público. Mas isso não é suficiente para preencher algumas lacunas a respeito de dúvidas comuns acerca do tema. Por exemplo: Como desenvolver essas ações? Quais resultados vou obter? Quais os principais erros cometidos por quem se aventura nessa área e dos quais devo fugir?

Em linhas gerais, o inbound marketing consiste em conquistar primeiro a confiança do cliente para depois oferecer um produto ou serviço (ou mesmo nem precisar oferecer). Em oposição, o marketing tradicional, também conhecido como outbounding marketing, costuma se basear no torpedeamento do público com mensagens mais agressivas e diretas dedicadas a persuadi-lo a comprar.

O inbound tem em sua essência o compromisso de oferecer, antes de tudo, algo de valor para o público sem pedir nada em troca além de confiança. E acredite: isso é muito valioso. O cliente que confia numa marca não só volta para comprar como também abre todas as portas para que os produtos ou serviços daquela empresa lhe sejam oferecidos.

Para desenhar uma estratégia de inbound marketing eficiente e aplicá-la com sucesso, é importante seguir alguns passos, levando em consideração a ordem do chamado "Funil do Inbound Marketing". 

Antes de tudo, planeje. Defina as ações e organize a estratégia. É importante também que você atue para encontrar seu público e, ao mesmo tempo, que ele o encontre.

Outro ponto importante: gere leads. Produza interesse nesse público que você alcançou e o fidelize para abordagens mais diretas e comerciais no futuro.

Na sequência, converta. Otimize seu site para que seja capaz de transformar cliques em vendas e, se for o caso, expanda as ações do digital para o offline, com equipes de vendas ativas.

Por fim, engaje. Torne seu cliente seu vendedor. Ofereça um serviço de excelência, da primeira abordagem ao pós-venda. 

E então: está ponto para encantar e conquistar seu público?

Conteúdo Administradores.com epecial para o meuSucesso.com.

Comentários