Os termos não são dos mais populares, mas, com certeza, você já viu alguma ação desse tipo na prática. Muitos comuns no varejo, essas estratégias têm ajudado muitas empresas a venderem mais e também pode ajudar a sua.
Antes de tudo, vamos às definições:
Cross-selling – Oferta de produtos complementares aos que o cliente está comprando.
Up-selling – Oferecer, por um valor maior, vantagens e diferenciais do tipo premium ao cliente quando ele está comprando um produto ou contratando um serviço.
Na prática, são exemplos disso os combos do McDonald's e os produtos relacionados nos sites de e-commerce. Mas será que isso só se aplica a grandes negócios?
Não, sua empresa também pode usar esses recursos com inteligência. Aqui, separamos algumas dicas para auxiliar você a traçar uma estratégia eficiente nesse campo:
Simplicidade
Para que as ofertas tenham efetividade, seja objetivo e facilite ao máximo a vida do cliente no momento da tomada de decisão. Criar dezenas de passos e condições só atrapalha. Os exemplos do McDonald's são muito claros nesse sentido: quer comprar apenas o sanduíche, o valor é X. Leve o combo completo pagando apenas mais poucos reais. Ou: pague mais um real e leve um combo grande no lugar de um médio.
Entregue valor
Não tente usar o cross-selling para se livrar de produtos encalhados. O cliente espera por algo de valor. Sua oferta precisa estar alinhada com o que a pessoa está comprando naquele momento.
Não deslize nos custos
Ações de cross-selling e up-selling precisam ser bem sedimentadas do ponto de vista financeiro. Tenha muito cuidado para não oferecer vantagens que seu negócio não vai conseguir cobrir.
Premium é premium, sem enrolação
Ao oferecer uma modalidade premium de um produto ou serviço, certifique-se e valide com antecedência. Não adianta acrescentar um brinde e dizer que é um grande diferencial.
Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com
Aprenda sobre vendas no meuSucesso.com. Experimente por 7 dias grátis.