Marketing

Dicas e alertas para aproveitar bem a Black Friday

25/11/2015 • por meuSucesso .com

Uma boa estratégia pode garantir ao seu negócio um incremento importante

Depois de vários fracassos, com promoções fajutas e os mais variados tipos de fraudes, a Black Friday deu sinais de que não emplacaria no Brasil como uma data popular do varejo, como é nos EUA. Mas eis que chegamos a 2015 e a atividade dá sinais de que soube driblar a crise de imagem que sofreu. O mercado parece ter amadurecido e se educado. E agora as expectativas são promissoras. Mesmo com o consumo em baixa, na comparação com anos anteriores, os resultados desta nova edição devem ser positivos. Você, empreendedor, está preparado para aproveitar o momento?

Uma boa estratégia pode garantir ao seu negócio um incremento importante. Muitos varejistas avaliam, inclusive, que o movimento gerado na Black Friday pode compensar os maus resultados do ano ou, pelo menos, minimizá-los. Por isso, muitas empresas têm trabalhado festivais de descontos que começaram antes da sexta-feira e devem se prolongar pelas próximas semanas.

Abaixo, elencamos algumas dicas e alertas para você, empreendedor, aproveitar bem a data e garantir bons resultados sem queimar o filme. Confira:

Só prometa o que você pode cumprir

Em datas de grande movimento, muitos varejistas - principalmente e-commerces - acabam enfiando os pés pelas mãos e comprometendo sua reputação perante o público. Se você sabe que vai ter um volume atípico de pedidos, uma quantidade maior de tráfego no site, um número maior de visitantes em sua loja física, prepare sua infraestrutura para isso. Se prometer entregar em 7 dias, organize sua logística de maneira que possa mesmo fazer isso. Controle seus processos para evitar falhas como produtos quebrados ou trocados. Todos esses problemas, além do desgaste de imagem, também geram prejuízos financeiros e bem tangíveis. E aí o que poderia ser um momento de lucrar mais pode acabar sangrando seu caixa.

Não aumente preços antes para baixar depois

Fazer isso é desonesto. E, devido às várias fraudes desse tipo que aconteceram em edições anteriores, surgiram dezenas de ferramentas que monitoram as lojas que aumentam preços na véspera para derrubá-los durante a Black Friday. Além de ser desleal com seu público, você pode expor sua marca a um vexame extremamente comprometedor, além de entrar na mira dos órgãos de defesa do consumidor.

Não se empolgue com os percentuais de desconto

Tenha cuidado e calcule bem suas margens antes de definir os descontos que vai oferecer. Cortes exagerados podem reduzir bastante sua lucratividade e comprometer os resultados. O desconto tem que ser atrativo, mas errar a mão nos números pode lhe trazer prejuízos.

No mais, sucesso e aproveite bem as oportunidades!

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com

Comentários