Marketing

Facebook: não definir as métricas pode ser fatal - por Camila Porto

9/06/2015 • por Camila Porto

Saiba para qual caminhos as campanhas estão te levando, entenda a mensurá-las

Chegamos ao erro mais comum de todas as mensagens que recebo: não mensurar suas campanhas. Você já ouviu a frase: “Se você não sabe onde está indo, qualquer caminho serve”? 

Sempre recebo mensagens assim: “Camila, estou fazendo uma campanha, mas minhas conversões estão baixas. Já mudei o anúncio, já fiz isso, aquilo e mais aquilo e nada”.

Minha resposta é uma bateria de perguntas: qual a sua taxa de conversão, ou seja, quantas pessoas estão vendo seus produtos e quantas estão comprando? Quantos cliques você tem em seus anúncios? Quantas pessoas você está alcançando com seu anúncio? Quanto você está investindo?

99% das pessoas nem respondem de volta, pois não sabe nenhuma resposta. 1% que responde diz: não sei, não mensuro isso.

Se você está colocando o seu dinheiro, o dinheiro da sua empresa, você não mede? Você não cuida disso? 

Para você ter uma ideia, eu mensuro cada clique, cada impressão, cada real gasto em minhas campanhas todos os dias. 

Eu sei exatamente quanto eu gastei naquele dia, quanto eu ganhei naquele dia, quanto está meu CPV (Custo Por Venda), CPL (Custo Por Lead), Lucro líquido, imposto pago. São umas 30 métricas que acompanho todos os dias.

Quando você não define suas métricas, qualquer coisa é boa ou ruim. Você não sabe o que está medindo. Porém, só definir as métricas sem acompanhar não vale para nada. Você precisa estar colado nos seus resultados. E você pode pensar que gasto horas do meu dia coletando esses resultados? Que nada, dedico 15 minutos por dia acompanhando todos os meus anúncios.

O que fazer?

Espero que este texto tenha ajudado a identificar alguns erros comuns que você pode estar cometendo. Acredito que esses 3 pontos já irão ajudar a ver os anúncios no Facebook com outros olhos. O que sugiro é que você se pergunte sempre: “Eu não estou tendo os resultados que desejo. Mas, o que eu estou fazendo ou deixando de fazer se várias pessoas estão conquistando seus objetivos? A culpa é do Facebook ou é minha por não saber como fazer?”.

Até a próxima

Comentários

Quem escreve

Camila Porto

Fundadora em Camila Porto Marketing Digital

Autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”, pela editora Novatec. Formada em Comunicação Institucional na UTFPR e especialista em Marketing pela PUC-PR. Ministra os cursos Facebook Essencial e Facebook Ads com mais de 5 mil alunos em todo o Brasil.