Marketing

Marketing de Influência: a nova ferramenta para conversão de vendas

22/02/2016 • por João Kepler Braga

Confira a primeira coluna de nosso professor e especialista em Inovação e Convergência Digital do Brasil

O Marketing de Influência nada mais é do que a arte de engajar as pessoas que são influentes on-line para compartilhar mensagens de marcas com seus públicos na forma de conteúdo patrocinado ou não. No mundo todo essa estratégia tem sido usada como uma poderosa ferramenta de engajamento e de conversão de vendas.

Muitas empresas têm utilizado celebridades para divulgar seus produtos e serviço. Essas pessoas famosas tem uma legião de seguidores que, consequentemente, seguem aquilo que eles falam ou fazem.

Ok, isso não é novidade.  Na verdade, a novidade é que existe uma nova geração de embaixadores de marcas e pessoas comuns que passam a ser também influenciadores de marcas, produtos e serviços. Mas a grande sacada aqui e o meu objetivo com este artigo é fazer com que você passe a enxergar seus clientes também como influenciadores em potencial. 

Observe como tem se tornado cada vez mais comum esta prática (note a força que essas ações tem no mercado). Qualquer pessoa que tenha uma grande influência em segmentos específicos, tribos ou que seja de alguma forma referência de mercado, pode ser usado como influenciador. Não só alguém que possa divulgar alguma informação específica, mas direcionar e fazer curadoria para as pessoas que confiam no que eles têm a dizer. Ou seja, eles também podem usar essa influência pessoal para falar sobre produtos e empresas que eles gostam e confiam (e podem acabar ganhando dinheiro com isso e gerando dinheiro para a marca em questão). 

A grande diferença é que muitas dessas pessoas comuns podem engajar muito mais com foco na conversão de vendas. No fundo sabemos que as celebridades são bem pagas para postar uma publicidade qualquer ou um texto corporativo. Já as pessoas normais fazem isso por convicção e por um valor muito mais baixo, senão, até mesmo de graça. E é justamente essa convicção e crença verdadeira na marca que os consumidores valorizam e notam.  Imagine por exemplo, qualquer personagem dos estudos de caso do MeuSucesso.com resolvesse compartilhar publicamente o que pensa sobre seu negócio? Qual o impacto disso nos seus resultados?

No marketing de influência o segredo é investir não no maior, mas em influenciadores específicos e estratégicos, pois assim, mesmo com investimento menores que resultem em alcances menores, os resultados são melhores, mais assertivos.”

Ou seja, atualmente é mais importante medir resultado real em conversão, do que quantos likes, comentários e compartilhamentos você recebeu através de um post de uma celebridade. Com esses influenciadores do mundo real é possível ter um conteúdo espontâneo, pessoal e criativo. E isso, termina engajando muito mais porque aproxima os consumidores reais que buscam impressões, reviews e opiniões verdadeiras. Veja o exemplo do aplicativo Tripadvisor, que reúne milhões de avaliações dos próprios viajantes para hotéis, restaurantes, entre outros.

A vertente importante do chamado Influencer Marketing é a participação dos clientes da empresa para aumentar a notoriedade da marca e influenciar as decisões de compras de outros clientes. É muito além do depoimento, através das mensagens de clientes que compartilham suas histórias pelas redes sociais contando suas experiências e o relacionamento deles próprios com as marcas e produtos que estão indicando, até porque mais de 80% dos consumidores tomam decisões de compra com base em mensagens sociais de amigos. Se surpreendeu com este número? Este é o resultado do poder das convicções e do marketing de influência.

Claro que o fascínio das celebridades como artistas, cantores e jogadores de futebol está longe de ser ameaçado, mas para muitos, investir em influenciadores específicos é muito mais eficiente, além de ser mais barato. Além disso, o realismo e autenticidade de histórias de clientes é ainda uma poderosa ferramenta, mais do que comprovada.

Experimente e contabilize os resultados!

Comentários

Quem escreve

João Kepler Braga

Speaker and Writer em Speaker, Writer, Angel Investor, Lead Partner at Bossa Nova Investments.

Reconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com Inovação e Convergência Digital do Brasil; Investidor Anjo em + 40 StartUps; Premiado como melhor Investidor do Brasil pelo Spark Awards da Microsoft.

POR João Kepler Braga

Cada um tem a sua inteligência

2 1