Marketing

O que fazer para melhorar a conversão das campanhas de e-mail marketing?

25/05/2016 • por meuSucesso .com

Ações focadas nas caixas de estrada precisam ser estrategicamente pensadas

Ao contrário do que muita gente chegou a dizer, depois da popularização das redes sociais, o e-mail não morreu. Pelo contrário, está mais vivo do que nunca. O que não faltam são cases de sucesso com campanhas através desse tipo de canal. A questão é que ações focadas nas caixas de estrada precisam ser estrategicamente pensadas. Mas nem todo mundo reserva um tempo para fazer isso. E aí, então, o resultado não pode ser outro além do fracasso.

Abaixo, organizamos algumas dicas para você melhorar a conversas de suas campanhas de e-mail marketing. Tenha-nas sempre em mente, que suas chances de gerar grande resultados serão imensamente maiores:

Listas orgânicas

Não adianta querer atingir milhares de pessoas de uma vez se esse público não for alinhado com sua mensagem. No e-mail marketing não há espaço para tiros no escuro. A formação de uma base orgânica é o primeiro passo para que as ações futuras deem certo. O ideal é montar sua própria base, incentivando as pessoas a se inscreverem nela voluntariamente. Existem diversas maneiras de conseguir isso, como ações geradoras de leads ofertando algum conteúdo de relevância, como ebooks ou cursos; recomendações em base parceiras alinhadas com seu tema; redes sociais.

Precisão e objetividade

Partindo agora para o e-mail propriamente dito, vamos a um ponto crucial: a mensagem. Lembre-se de que as pessoas recebem muitas mensagens todos os dias. Então você não pode fazê-las perderem muito tempo. Use uma linha de assunto chamativa, que fisgue a atenção e faça seu destinatário abrir o e-mail. No conteúdo, evite textos longos ou peças com muitos elementos, que dispersem a leitura. Se o objetivo é vender algo, foque nos argumentos e direcione para a página de compra. Uma dica legal sobre isso é oferecer links evidentes com chamadas para ação eficientes.

Design e qualidade textual

Aparência faz toda a diferença. Se você envia um e-mail com imagens distorcidas, textos mal formatados ou com erros de ortografia, as chances de fracasso são grandes. Seu público precisa sentir credibilidade na mensagem. E e-mails mal estruturados passam uma má impressão.

Transparência

Fair play é fundamental. Não adianta forçar a barra e dificultar, por exemplo, a desinscrição de um usuário de sua base. Ou voltar a enviar e-mail depois que ele pedir a remoção. Ofereça um link fácil para cancelamento da assinatura e deixe claro como são utilizados os dados que ele lhe fornece. 

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.

Comentários