Marketing

Oferta irrecusável: é assim que se conquista o cliente - por Will Fernandes

8/07/2016 • por Will Fernandes

Em algum momento da sua vida você recebeu uma oferta irrecusável: um pedido de casamento ou uma nova oportunidade de negócio. No Marketing Digital, esse é objetivo.

Em 1994, quando criança, morava em Nova Iorque e fui convidado pelo meu pai para patinar no gelo no Rockeffeler Center, uma oferta irrecusável! Em 2006, eu tive a oportunidade de vir morar na Austrália, outra oferta irrecusável. Em 2013, eu tive a oportunidade de montar o meu próprio negócio – definitivamente foi uma oferta irrecusável.

Tenho certeza que em algum momento da sua vida você recebeu uma oferta irrecusável: um pedido de casamento, um novo emprego, uma nova oportunidade de negócio, algo que te impeliu a dizer SIM.

No marketing digital também trabalhamos com esse objetivo: queremos que o nosso usuário, prospect e seguidor, diga SIM a nossa proposta e ao nosso produto.

Mas qual é a melhor maneira de ele dizer SIM? Com uma oferta irrecusável. Compartilho com vocês 3 pilares de uma oferta irrecusável.

1- Público-alvo correto

É muito importante sermos diligentes na nossa busca pelo público alvo da nossa oferta. Tomemos como exemplo a seguinte situação: se meu produto é para cirurgiões plásticos, a minha campanha online não pode ser voltada para a área de medicina em geral. É muito genérico e a oferta vai perder o valor. É como querer vender ingresso de ópera para jogo de futebol – tem muitos expectadores, mas o objetivo deles é diferente do seu.

2- Solucione um problema específico

Cada cliente busca uma solução específica para o seu problema. Sendo assim, procure sempre entender qual é o problema específico do cliente e apresente sua solução para ele. O seu site, as suas redes sociais e suas campanhas online devem comunicar que você é o expert nessa área e que a sua empresa tem o know-how para solucionar o problema deles. Quanto maior for o problema que você solucionar, mais irrecusável a sua oferta será.  

3- A oferta é uma pergunta

Tony Robbins já disse: “Pessoas bem-sucedidas fazem melhores perguntas, e como resultado, obtêm melhores respostas.” A sua oferta tem que sempre começar com uma pergunta e não com os benefícios.

Um exemplo negativo:

Propaganda genérica no Facebook de produtos naturais: “Temos vitaminas que aumentam sua energia com até 50% de desconto!”

E daí? Eu não estou interessado em vitaminas, eu entrei no Facebook para ver o post dos meus amigos antes de viajar e eu já vou sair de férias amanhã – o meu interesse na sua oferta é zero. Não tem um público alvo, não soluciona um problema específico e não faz nenhuma pergunta.

Exemplo Positivo:

Propaganda no Facebook exclusivamente para páginas e comunidades de CrossFit: “Se você pudesse acelerar seus resultados com uma vitamina testada e aprovada por atletas CrossFit, você tomaria?”

Eles clicam na propaganda e a página do seu site é assim:

Imagens de CrossFit, dados sobre o produto e cases de sucesso. Uma nova oferta: “Use a palavra-chave ‘crossfit’ na sua compra e ganhe 20% de desconto”. Uma garantia: “Se você não está feliz com o seu resultado, depois de 30 dias nós devolvemos seu dinheiro”.

Esse exemplo tem um público alvo, soluciona o problema de resultados demorados para atletas de CrossFit, faz uma pergunta e ainda dá uma garantia. Assim fica fácil para o seu público alvo dizer SIM.

É óbvio que a sua oferta tem que ser 100% verdadeira, tem que ser feita de forma idônea e o benefício tem que ser real. Falsas promessas online são registradas em sites e blogs e viram manchas online para a vida toda.

4- Garantia (opcional)

Um outro fator que ajuda muito é a garantia de resultados, entendo que nem toda indústria ou toda empresa pode fazer garantia de resultados. Mas creio que todos podem fazer uma garantia de satisfação, um exemplo: “se o cliente não ficar satisfeito nós devolvemos o seu dinheiro.”

Resumindo: seja um especialista no seu público alvo, encontre um grande problema para resolver, faça perguntas inteligentes e você verá que suas ofertas serão realmente IRRECUSÁVEIS!

Sucesso a todos!

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando o Facebook vai morrer?

2 0
POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0

Mais Colunas