Marketing

Os 7 Erros da Minha Página do Facebook - por Will Fernandes

15/10/2015 • por Will Fernandes

O que fazer quando o sua Fan Page não está dando resultado?

Recebi alguns e-mails, nas últimas semanas, de clientes em potencial e colegas me pedindo para "eu dar uma olhada" na página do Facebook deles e ver o que podia melhorar. E foi o que eu fiz, olhei todas as páginas. Nas 5 páginas que eu vi encontrei erros em comum e resolvi compartilhar 7 deles aqui.

Os 7 Erros da Minha Página do Facebook:

Erro #1

Página pessoal usada como empresa. Isso é um erro muito amador. Uma business page pode ser criada em poucos minutos. Corrija isso, não dê a desculpa de eu "já tenho muitos amigos nesse perfil agora não dá para mudar". Dá sim, mande uma mensagem individual para todos os amigos desse perfil e comunique a mudança. Jogar com as regras do jogo aumenta sua chance de vencer.

Erro #2

Não definir a página corretamente. Por exemplo: se o seu negócio é um restaurante não coloque como "indústria de alimentos", pois esse não é o seu business. Coloque como negócio local-restaurante, pois assim você ativa ferramentas como reviews e check-in, que são muito valiosas para o seu negócio.  Se você não tem certeza se sua página está definida corretamente, dê uma olhada nesse link http://ow.ly/K02Jm. O Facebook mesmo te ajuda a definir isso.

Erro #3

Ter informações incompletas. A Página do Facebook da sua empresa deve ser tratada como um segundo website e merece atenção. Coloque o seu endereço, a hora de funcionamento, website, a sua visão & missão. Todas as outras informações relevantes ao seu negócio devem estar no Facebook.

Erro #4

Logo e imagem da capa fora de foco. Isso aparenta desleixo e é muito ruim para o seu negócio. Tenha certeza que o seu logo está certo. Procure o seu designer e peça a ele(a) que arrume o seu logo para o Facebook. Também crie uma Cover que realmente represente seu negócio. Fotos vagas de paisagem com dizeres profundos não impressionam ninguém. Dê uma olhada no branding do Guaraná Antártica no Facebook (Linkhttp://ow.ly/K03xZ), o perfil e a cover são super consitentes com a marca.

Erro #5

A última vez que você postou foi na última Copa. Não postar, não engajar com o seu seguidor é um erro grave por 2 motivos:

1) O seu seguidor pode se sentir abandonado

2) Ele pode se esquecer de você - Gravíssimo! Risco de Perda de Cliente! :0

Poste com frequência, 1-3 vezes por dia é o ideal. Se você não tem tempo, programe os posts para depois. O Facebook te dá essa ferramenta. Mas um alerta: não faça de qualquer jeito, monitore todos os posts e use o bom senso para não postar errado. Se quiser mais informações de como programar os posts clique nesse link -> http://ow.ly/K04re

 Erro #6

Você tem poucos seguidores. A sua empresa não precisa de milhões de seguidores para ser bem-sucedida no Facebook. Mas, ela precisa de mais likes do que ela tem hoje. O número que ela precisa depende do mercado, da indústria e do serviço. Um exemplo: você vende pranchas de surf na cidade do Rio de Janeiro, têm 5 lojas na cidade e 12 likes no Facebook (contando o seu e da sua mulher) as coisas não estão indo bem.

Muita gente estava sorteando iPads para as pessoas que curtiram página do Facebook, EU (talvez você discorde) não recomendo. Vai sair caro pois não é algo que você possa fazer todo dia e pelo simples fato de as pessoas estarem curtindo sua página por causa do iPad, e não por gostar da sua empresa.

Recomendo usar o Facebook Ads. É uma ferramenta muito eficiente. Muita gente não sabe, mas você pode fazer propagandas para pessoas da sua Database pelo Facebook, é só exportar o arquivo de excell e criar um "público alvo" no Facebook. (Super dica!)

O outro ângulo é target pessoas que curtem produtos/serviço similares ao seu. Isso aumenta as chances de clientes novos curtirem a sua Página. (link sobre o Facebook Ads http://ow.ly/K05vZ)

Erro #7

O seu conteúdo é ruim. Eu sei que gosto é sugestivo, mas se o seu público alvo está correto e mesmo assim ninguém curte os posts, seu conteúdo é ruim. 

De um banho de loja no seu conteúdo! Procure as melhores imagens e os melhores vídeos para a sua Página. Pense no seu relacionamento com seu seguidor como um namoro. No namoro colocamos a nossa melhor aparência, pois precisamos conquistar a outra pessoa. Procure conquistar o seu cliente/seguidor e o seu relacionamento será longo.

O McDonald's aqui da Austrália recentemente fez uma excelente campanha no Facebook usando imagens, vídeos e propagandas no Facebook. Eles tiveram muito sucesso nessa mistura de ótimo conteúdo com propagandas para o público alvo. Vale a pena ler o case deles --> http://ow.ly/K07iA

Em Suma, como disse Steve Jobs:

"Você pode encarar o erro como uma besteira que deve ser esquecida ou como um resultado que aponta a uma nova direção"

E os seus insights quais são?

Comentários

Quem escreve

Will Fernandes

Diretor em North Vzon

Will Fernandes é empreendedor na área de Marketing Digital em Sydney, Austrália. Will trabalha com PME's, Governos locais e empresas Fortune 500. Will presta consultoria de marketing digital, Pro-Bono, para ONGs e Institutos focados no meio-ambiente, assistência social e erradicação da pobreza.

POR Will Fernandes

Quando as empresas fazem greve

0 0