A trajetória empreendedora que vai inspirar. Um empresário inquieto, que buscou a inovação em tudo que fez e faz. Ele abre mercado e impõe mudança de mentalidade das pessoas.


Os mercados imobiliário e de construção civil ganham espaço no próximo estudo de caso produzido pelo meuSucesso.com, que estreia dia 15 de junho, com o empresário paulista Alexandre Frankel, fundador e CEO da Vitacon, hoje, líder na área de construção que se especializou em erguer apartamentos compactos. Sob seu comando, a construtora tem mais de 70 prédios em São Paulo, que seguem o conceito “coliving”, localizados nos melhores bairros da cidade e com áreas compartilhadas para a vivência em comunidade.

Alexandre é um empreendedor nato, que começou cedo a demonstrar interesse pelos negócios, seguindo o exemplos dos avós e também do pai. Hoje, com 42 anos, quer, por meio de sua empresa, a qual fundou em 2009, modificar a vida das pessoas ao repensar o estilo de vida na cidade. Frankel busca compor o ecossistema de sua companhia por meio de diferentes culturas de pessoas inconformadas, que questionem o status quo.

Vive o que acredita e age de forma coerente com suas ideias. Mora perto de seu trabalho e, muitas vezes, vai pra lá de bicicleta. Em seus deslocamentos pela cidade usa os meios de transporte disponíveis, já que não possui carro há mais de 15 anos, o que o fez autor de três livros sobre como viver sem carro na cidade de São Paulo, além de investidor de um aplicativo que dá dicas de locomoção pela capital paulista, o “SP sem carro”.

Economia colaborativa

A economia colaborativa é um conceito que busca aumentar a conscientização do consumo. Ela surge como uma resposta aos crescentes problemas sociais e ambientais, consequência dos padrões de mal aproveitamento dos recursos disponíveis e de relações insustentáveis com a produção e consumo de bens de todo o tipo.

A busca de Alexandre Frankel é por um consumo mais consciente com o objetivo de proporcionar maior qualidade de vida para as pessoas, além de uma relação mais sustentável da humanidade com o meio ambiente. Ele propõe com seus empreendimentos um modelo alternativo de morar que se baseia no compartilhamento de recursos entre pessoas, evitando o desperdício e gerando mais economia para todas as partes.

Estudo de caso

Há duas questões latentes que este estudo de caso visa auxiliar o empreendedor a responder:

  1. Como criar um modelo de negócio inovador, especialmente em um mercado tradicional e restrito?
  2. Como utilizar o novo comportamento de consumo e a big data para transformar os negócios?

Quais são as maiores contribuições do documentário para o aluno? Ele vai aprender:

  1. analisar o setor de qualquer modelo de negócio
  2. implementar modelos ágeis de gestão de projetos para ganhar escala
  3. desenvolver uma marca com co branding e design ativo
  4. gerar valor a partir da inteligência de mercado e big data
  5. entender os impactos do novo comportamento de consumo pós-crise

Além disso, vale lembrar que cada estudo de caso é composto por seis episódios em formato de documentário cinematográfico, uma aula com o próprio empreendedor, que é o Ensina e, também, uma aula com um especialista, que é a First Class. Ao longo do curso, o aluno vai ter a oportunidade de se aprofundar em temas como:

  1. tendências;
  2. mentalidade de startups em empresas tradicionais;
  3. modelo de negócio disruptivo;
  4. parcerias que agregam valor;
  5. geração de liquidez;
  6. tecnologia e performance;
  7. inovação sistêmica.

A trajetória empreendedora de Alexandre Frankel vai inspirar. Um empresário inquieto, que buscou a inovação em tudo que fez e faz. Ele abre mercado e impõe mudança de mentalidade das pessoas. Das 10 mil unidades lançadas desde o início da Vitacon, em 2009,  os últimos anos foram bem representativos, com 2 mil unidades em 2018, 3,5 mil em 2019 e para 2020, a previsão é de mais 4 mil. O meusucesso traz um novo estudo de caso com muito conteúdo exclusivo e relevante, você não vai ficar de fora né? Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias!