Saiba como utilizar a economia circular ao favor do seu negócio e dessa maneira otimizar a gestão dos recursos que você tem em mãos.


Uma das primeiras questões que os empreendedores tendem a priorizar em cenários de instabilidade é a redução de custos. Mas você concorda que enxugar as contas não deve ser apenas uma atitude em momentos críticos? Faz sentido pensar que o negócio realmente prospera conforme a gestão é mais inteligente e enxerga o todo? E como você implementa essa visão em seus processos? Uma das maneiras que esse processo pode ser realizado é através da economia circular.

Economia circular como alternativa de redução de custos

Considerar a Economia Circular como ferramenta para o processo de produção é uma maneira de aproveitar melhor os recursos disponíveis, transmitir a preocupação com a qualidade do que é oferecido ao consumidor e compreender as ações que podem prejudicar a rentabilidade da empresa a longo prazo. 

Em vez de extrair, produzir, utilizar e descartar (muitas vezes poluindo o meio ambiente), encontrar alternativas para compensar alguma etapa do seu processo já gera um impacto positivo. Será mesmo que sua empresa precisa de matérias-primas virgens? Já parou para pôr os prós e contras desse formato linear na ponta do lápis?

Como esse processo funciona na Korin

Esse processo de economia circular é o caso da Korin, que possui vários produtos em seu portfólio e, consequentemente, um grande número de embalagens. Para reduzir as dimensões do impacto negativo, a gestão de Reginaldo foi em busca de compensá-las com o apoio de uma organização certificadora.

Ao apostar em uma iniciativa que favorece a cadeia de reciclagem, a empresa garante a destinação correta dos resíduos e se conecta a consumidores cada vez mais conscientes. Lembra-se de que as pessoas estão mais preocupadas com seu papel e ações? No entanto, um estudo de 2020 elaborado pela PWC demonstrou que 43% dos entrevistados esperam que as empresas sejam responsáveis pelo impacto ambiental causado.

Essa necessidade também já está batendo à sua porta. O cliente anseia por produtos mais duradouros, inovadores e, para atender ao público, vale a pena entender melhor como se adaptar ao modelo circular. Mais ainda, como os seus concorrentes estão se movimentando nesse sentido.

A gestão inteligente não depende de investimentos enormes: ela, na verdade, permite aumentar sua receita a partir de uma eficiência operacional e oportunidade de novos negócios ao rever seus recursos, como você poderá ver ao longo do estudo de caso “Futuro Presente”.