Conheça um pouco sobre o novo personagem de Estudo de Caso do meuSucesso, Romero Rodrigues, fundador do Buscapé e sócio da Redpoint eventures.


Romero Rodrigues iniciou um projeto ousado ao lado de dois amigos de faculdade, em 1998. O Buscapé surgiu quando Rodrigo Borges, um dos amigos, procurava por um modelo de impressora na Internet. Depois de pesquisar muito, ele não encontrou nenhuma informação sobre o preço ou especificações técnicas do produto. Por conta disso, os três amigos concluíram que seria uma oportunidade a ser explorada e decidiram criar um negócio que pudesse solucionar essa necessidade.

Com apenas 300 reais de investimento – 100 reais de cada amigo -, eles deram início a uma empresa que foi vendida em 2009 pelo valor de 374 milhões. Romero continuou à frente do Buscapé até 2015, como CEO. Sob seu comando, a empresa chegou a 1200 funcionários e impactou 30 milhões de consumidores mensalmente. Porém, alcançou muito mais do que isso. Ele foi um dos responsáveis por mudar a forma de pesquisar preços e, também, de consumir produtos pela internet. A isso, atualmente damos o nome  de plataformas digitais. 

Quer saber mais desse tema? O meuSucesso vai revelar toda sua trajetória de impacto a partir do dia 09 de agosto. Por enquanto, comece a conhecer mais do novo personagem e também fique atento às 6 aulas grátis que vamos disponibilizar.

[Quero me cadastrar para as aulas grátis]  

Plataformas digitais 

Os negócios em plataforma têm crescido ano após ano. Seja na busca de produtos ou serviços, essa demanda se popularizou, principalmente em tempos de pandemia.  

Segundo um estudo realizado pela All iN e Social Miner, 42,9 milhões de consumidores compraram por plataformas digitais. Desses, quase metade era de novos consumidores.

Em um outro estudo realizado pela Social Miner, essa tendência é perceptível: entre os entrevistados da pesquisa, 48% disseram que compram pela internet por ser mais barato; para 46%, o processo é muito mais prático e rápido. Outro destaque da pesquisa é o fato de 39% serem atraídos por ofertas online. 

As chamadas plataformas digitais compõem a nova economia que vem transformando a maneira com a qual as pessoas consomem e se relacionam. Elas criam conexões e tornam muito mais fácil a vida do consumidor, mas não só a dele: segundo Romero, os negócios plataforma propiciam oportunidades maiores para pequenos e médios negócios, reduzindo a distância entre competidores. Isso significa que é possível fazer um negócio de sucesso com pouco, como vimos na trajetória de Romero Rodrigues. 

A jornada de Romero Rodrigues 

Romero sempre foi apaixonado por empreender: “Eu acredito que existem duas forças verdadeiramente transformadoras que fazem do mundo um lugar melhor: educação e empreendedorismo”, afirma.

Essa crença dirigiu os passos durante a época do Buscapé. De mente curiosa e cheio de vontade de acertar, Romero sempre esteve disposto a arriscar o jogo e ganhar. Sua visão 360º do mundo dos negócios o tornou um dos grandes líderes da nova economia, sendo responsável por fazer do Buscapé sinônimo de comparador de preços na internet.

No entanto, ele teve que aprender a lidar com o desapego e deixar o negócio. Com isso, um novo desafio se abriu: Romero se viu à frente da RedPoint Ventures, o primeiro fundo de investimento do Vale do Silício no Brasil, que atualmente já tem mais de 1.2 bilhão investidos em startups. 

Com alguém tão inovador e de carreira consolidada no mercado, sendo reconhecido pelo seu pioneirismo no mercado digital, o que Romero Rodrigues pode te ensinar? 

O que aprender com Romero Rodrigues?

Com sua experiência em criar negócios em plataforma, Romero sabe o que é começar algo do zero, sem recursos, enfrentando todos os obstáculos que um negócio desse formato oferece. 

Entendendo que os negócios de plataforma tendem a crescer ainda mais, esse assunto deve ser pauta para todos que procuram oportunidades para crescer no ambiente digital e aumentar sua participação de mercado. 

Veja o que você pode aprender com Romero Rodrigues:

– O que são negócios plataforma;

– Diferenças entre modelos convencionais e plataformas;
– Vantagens e desafios aplicados a pequenos empreendedores;
– Como analisar o potencial do negócio para se tornar uma plataforma;
– Desafios para a geração de receita a partir do digital;
– Tipos de precificação para plataformas;
– Premissas do design de plataformas para facilitar as interações;
– Como planejar e estruturar o lançamento de plataformas;
– A importância dos modelos de monetização;
– Passos para alcançar o break-even point;
– A relação entre autoavaliação do negócio e realidade do mercado;
– Desafios e oportunidades das fusões e aquisições para a empresa;
– Etapas do ciclo de vida das plataformas;
– Métricas para a avaliação da competitividade;
– Como gerir os interesses de consumidores e produtores;
– Como diagnosticar o momento de expandir a plataforma;
– Como identificar o momento e a forma de ampliar o negócio;
– O desafio de enfrentar grandes players do mercado;
– Como se diferenciar no digital com menos recursos;
– Aspectos para analisar as estratégias da concorrência;
– Ferramentas para a governança de plataformas;
Negócios disruptivos: vantagens e desvantagens;
– Desafios de empreender em plataformas digitais no Brasil;
– Tendências do mercado de plataformas.

É muito conteúdo que foi acumulado nesses mais de 20 anos de experiência que, com certeza, podem te ajudar a criar, monetizar e escalar através de negócios plataforma. 

Esperamos você neste novo Estudo de Caso, “Efeito Rede”, a trajetória de sucesso de Romero Rodrigues.