Os Millenials são o primeiro recorte etário que inclui pessoas que já nasceram envolvidas por tecnologias atuais.


Millennials é nome da geração que tem entre seus ‘componentes’ pessoas que nasceram entre os anos de 1980 e 1995, e também são conhecidos como a Geração Y, ou seja, são aqueles que vieram ao mundo na época da virada do milênio, aí essa denominação faz bastante sentido.

Essa é uma geração da era digital, ou seja, são o primeiro recorte etário que inclui pessoas que já nasceram envolvidas por tecnologias atuais, como o videogame e a internet. Por conta disso, os Millennials tendem a ser ávidos por avanços tecnológicos, além de conhecedores da multiplicidade de formatos que o mundo pós-moderno pode apresentar. Vivendo em ambientes mais urbanizados, os millennials presenciaram uma das maiores revoluções na história da humanidade: a Internet.

Apesar disso, da mesma forma que lidam bem com as multitarefas, por outro lado, são apontados como uma geração mais problemática, pelo seu imediatismo. Como qualquer definição de faixa etária, a Geração Y tem vantagens e desvantagens ao compará-los às anteriores. São mais conectados mas, ao mesmo tempo, acusados de se relacionarem menos na ‘vida real’. Os millennials representam, hoje, cerca de 25% da população brasileira.

Características dos Millennials

  1. São engajados – Se uma campanha publicitária fere seus princípios, eles se engajarão a derrubá-la, e isso já aconteceu em cases como Skol e Dove.
  2. São exigentes – Conhecem os avanços tecnológicos e não aceitam nada ‘mais ou menos’, reconhecem de longe as deficiências.
  3. São fieis – Quando um Millennial gosta, ele fica. Ou seja, acerte em sua estratégia de marketing, conquiste um e ele fará a parte dele divulgando o seu produto à toda sua rede.
  4. Não se rendem facilmente à publicidade padrão – Na hora de fazer uma compra, os millennials tendem a se basear em resenhas em blogs. As gerações mais antigas confiam nas mídias mais tradicionais, enquanto a Geração Y procura nas mídias sociais uma abordagem mais autêntica e sincera sobre os produtos.
  5. Eles usam diferentes aparelhos eletrônicos –  A Geração Y ama novas tecnologias, mas para manter a marca relevante, é preciso conquistá-los assim que a plataforma for lançada.
  6. Eles querem coproduzir com as empresas – Hoje em dia, as companhias criaram os produtos e esperam que seu público-alvo vá consumi-los. A Geração Y quer estar envolvida na produção.

Quem são os Millennials no mercado de trabalho?

Conhecidos por características peculiares, os millennials podem ser inquietos, ansiosos, ágeis, sedentos por inovação e informação. Apesar da demora em sair da casa dos pais, conquistar a estabilidade financeira, casar, ter filhos, comprar a casa própria, os jovens da geração Y também desejam fortemente conquistar seu lugar no mundo e isso os coloca em destaque no empreendedorismo – que permite que o millennial seja seu próprio chefe e/ou mostre suas competências por meio de seus empreendimentos.

A possibilidade de trabalhar em horários flexíveis é de extrema importância para essa geração, por isso empresas que oferecem Home Office, e condições de trabalho remoto são muito bem-vindas para os millennials.

Para aumentar a satisfação deles no ambiente de trabalho, precisa ser agradável não só em relação ao clima organizacional, mas ao ambiente físico. Além disso, há, também, uma grande preocupação social e com os direitos humanos – essa geração busca contribuir em prol de uma causa.

Gerações anteriores

Da mesma forma que as empresas buscam seu público alvo por segmentação, não é incomum companhias que fazem seu planejamento levando em conta o estudo das gerações para entender como conquistar cada público. Mas, quem são essas gerações, separadas numa linha do tempo em antes e depois da internet:

Baby Boomers

Nascidos entre 1940 e 1960. Essa geração têm os nascidos em um pós guerra, a segunda guerra mundial, explorou movimentos libertários da sexualidade, do uso das drogas e se tornaram os hippies na de 1970. Foi a geração que vivenciou a guerra fria, mas também foram os primeiros que tiveram a oportunidade de viajar para outro país, não para uma guerra, mas para tomar sol na praia e puderam também comprar um carro próprio e uma casa para si.

Geração X

Nascimento entre 1961 e 1980 – apelidada de geração acelerada. Pressionados para serem os melhores, é a geração que experimentou os livros de autoajuda, programas de auto-treinamento e viveram em permanente estado de ansiedade – social, financeira e sexual. Entre as diversas segmentações do grupo da Geração X, nascerem os Yuppies: os jovens que queriam enriquecer rápido e ostentar um estilo de vida luxuoso.

Geração Z

Nascimento entre 1998 e 2009 – trata-se da primeira geração 100% digital. Nascidos em uma era política e financeira turbulenta, é a geração que abraça a diversidade absorvida na internet e lidera a mudança ao agir no mundo por meio de ações práticas.

Os Alphas

Nascimento de 2010 até (em aberto) – é a geração dos conectados e autossuficientes que não verão mais a tecnologia como algo separado da vida humana. Tudo será tecnologia digital e tudo estará conectado com o resto do mundo.

Claro que, dentre esse espaço de período, os Millennials também são divididos em subgrupos, as características podem ser diferentes levando em conta primeiros e os últimos nascidos dessa geração. Ainda assim, suas peculiaridades se sobressaem! Qual é a sua geração?

Aprenda mais, acesse 7 dias grátis!