Que tal conhecer algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam nesse processo de gestão e organização de atividades e projetos?


Quem estuda ou já leu sobre a mentalidade do Vale do Silício, sabe que ser um empreendedor de startup requer algumas características importantes para que o negócio se desenvolva com rapidez e escalabilidade. Mais do que isso, crescer de forma ordenada é mais importante do que simplesmente crescer. Por isso, a organização e gestão de projetos e processos é super importante e decisivo para a empresa e usar plataformas de organização vai te ajudar nisso!

Organizar as ideias e transformá-las em tarefas executáveis é fundamental e, muitas vezes, o empreendedor não sabe como gerenciar tantos projetos que precisam estar em andamento simultaneamente. Não se perder no meio do caminho e saber elencar cada prioridade é decisivo no desenvolvimento de uma empresa, seja ela startup ou não. Isso porque você vai precisar liderar atividades, acompanhar cronogramas e gerenciar prazos. Que tal conhecer algumas ferramentas disponíveis no mercado que ajudam nesse processo de gestão e organização de atividades e projetos? Vamos listar aqui algumas plataformas de gestão, aproveite e veja o que mais se encaixa na realidade do seu negócio ou do seu dia a dia!

Plataformas de gestão úteis para organizar seus projetos

Desde agenda para o cronograma, até mesmo uma plataforma de produtividade, veja como maximizar os esforços e coordenar projetos de sucesso.

1. Google Agenda

O Google Agenda é bastante conhecido e muito usado. Ele é basicamente uma agenda e calendário que te ajuda com o seu dia a dia. Disponível em uma interface web, você pode adicionar e controlar eventos e compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, além agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades. O Google Agenda é grátis.

2. Trello

O Trello é excelente! Uma ferramenta visualmente limpa e com interface intuitiva, o Trello é usado para gerenciamento de projetos que pode ser utilizado sem custo. Nele você pode organizar tarefas, compartilhar arquivos, atribuir atividades e mais. O Trello possui versão simples, grátis, e versão mais completa que é paga.

3. Asana

Se você quer uma plataforma que oferece gerenciamento de projetos e organização e distribuição de tarefas, uma opção é o Asana. Essa é uma solução bem encorpada disponível no mercado. O Asana tem versão grátis com limite de usuários e versão paga.

4. Evernote

Entre os mais conhecidos do mercado, está o Evernote, uma plataforma de organização que permite ao usuário fazer ilimitadas anotações em texto, áudio, vídeo e em demais formatos, o que o torna versátil e muito útil não só na vida profissional, mas também na pessoal. Possui uma versão grátis e updates pagos.

5. Forest

Você se distrai facilmente dos seus afazeres com o celular? Então o Forest vai te ajudar a manter o foco. O aplicativo usa da gamificação para que o usuário cumpra seu objetivo e de forma divertida – cuidando de uma plantinha virtual, cada vez que você aciona o celular, prejudica a planta. O aplicativo é pago somente quando é baixado e também pode ser usado em extensão no Chrome.

6. Slack

Esse aplicativo de conversas funciona como um WhatsApp profissional, que permite interações entre os colaboradores sem misturar com suas mensagens em aplicativos pessoais. É uma plataforma muito interativa e tem integração com aplicativos de gestão. O Slack tem planos gratuitos e, também, os pagos.

7. Google Drive

Ele já é muito conhecido e difundido assim como todos os produtos Google e, em especial, o Google Drive é um aplicativo de armazenamento. Com ele você pode arquivar e compartilhar com quem quiser, além de acessar de diversos dispositivos a partir de login e senha. Os primeiros 15 gigas são grátis, se quiser mais espaço, é só comprar.

8. Basecamp

O Basecamp é uma ferramenta focada no gerenciamento de projetos. É possível criar categorias e listas com tarefas designáveis. É interessante notar que a interface é desenvolvida para facilitar a comunicação do time selecionado para cada projeto. Possui versão gratuita que é limitada e versão completa, paga.

9. Pipefy

O Pipefy foca no aumento da produtividade e eficiência da equipe, e oferece uma plataforma completa para organização de tarefas. Ele é uma ferramenta flexível que pode ser utilizada de diferentes maneiras dentro do processo de seu projeto. Você pode experimentar gratuitamente, mas depois precisará assinar.

Gostou das plataformas de gestão? Essas são apenas algumas disponíveis no mercado! E se você quer entender mais sobre a mentalidade de crescimento do Vale do Silício, como os empreendedores de startup pensam e agem no Vale e como desenvolvem seus negócios, e gerenciam seus projetos, a série Go N Grow traz Pedro Waengertner, fundador da ACE e expert do meuSucesso para falar sobre isso.

Ele foi até a Califórnia conversar com profissionais de empresas como Netflix, PayPal, Evernote, Kenshoo, Singularity University e outros para entender quais técnicas e estratégias eles usaram para crescer de forma acelerada. Não dá pra perder, acesse agora mesmo e estude com os empreendedores do Vale. Ainda não é assinante? Experimente grátis por 7 dias.