O conceito de edutainment pode ser definido como um cruzamento entre o entretenimento e a educação. É baseado em ensinar usando formatos diferentes.


Engajar as pessoas na educação nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente em uma era com tantas distrações e recursos tecnológicos que colocam a população em uma posição passiva, ou seja, a tecnologia faz com que muitos passem horas na frente do computador, celular ou televisão, assistindo a conteúdos em que não há nenhuma interação por parte do usuário. Mas o entretenimento também pode ser usado para a educação, e é aí que o conceito de edutainment entra: educar entretendo. O recurso do entretenimento no processo educativo tem o propósito de tornar a jornada de aprendizagem mais imersiva, interativa e divertida.

O que é Edutainment?

O conceito de edutainment pode ser definido como um cruzamento entre o entretenimento e a educação.  Essencialmente visual, o edutainment é baseado em ensinar usando narrativas e formatos diferentes do habitual. Digamos que é uma forma mais informal de promover a educação. Edutainment é uma maneira de dinamização do processo de aprendizagem e apesar de vivermos uma era com robôs, games, inteligência artificial e softwares cada vez mais surpreendentes, esse não é um conceito novo. O edutainment acontece por meio de:

  1. seriados;
  2. jogos educativos;
  3. documentários;
  4. storytelling;
  5. música;
  6. programas de TV;
  7. quizzes;
  8. aprendizado online;
  9. simuladores;
  10. aplicativos;
  11. dinâmicas.

Quando surgiu o edutainment?

Se pensarmos no edutainment como uma forma mais lúdica de educar, aí é possível imaginar que esse conceito existe desde muito antes do surgimento do termo em si que, aliás, não tem uma data específica, mas na década de 50, foi atribuído à Walt Disney pelos seus documentários educativos. Dependendo da sua idade, você vai se lembrar ou pelo menos já ouviu falar da Vila Sésamo, ou originalmente, Sesame Street. Esse é um bom exemplo de edutainment, pois o programa infantil de televisão ensinava conceitos de educação às crianças por meio de fantoches, na década de 70. E de forma mais explícita, surgiram nos anos 80, os jogos de computador patrocinados pela Telford ITEC (programa do governo inglês para a formação) e distribuídos pela revista Your Computer.

Como aplicar edutainment? 

Mais do que pensar apenas na educação infantil ou escolar, o edutainment pode ser aplicado em qualquer tipo de ensino, treinamento ou capacitação com o intuito de promover um maior engajamento, fixação e interesse pelo conteúdo. Por isso, não somente em escolas, universidades e cursos, o edutainment tem entrado também nas empresas. Com os departamentos de recursos humanos cada vez mais transformados, a forma de disseminar a cultura da empresa e capacitar seu capital humano, tem usado essa modalidade e vem ganhando espaço já que quando o aprendizado é pela diversão, a assimilação acontece com mais facilidade.

MeuSucesso

A plataforma do meuSucesso é um exemplo bem atual de como a educação e formação de pessoas pode acontecer por meio do conceito de edutainment, já que a ideia do projeto é ensinar aspirantes a empreendedores ou mesmo quem já está na estrada por meio do seu conteúdo. Com documentários e séries, o meuSucesso educa por meio de exploração minuciosa de temas que ajudam o aluno a compreender e aplicar práticas do dia a dia de empreendedores de sucesso no seu próprio negócio. 

Mais do que gerar insights, o objetivo é facilitar a vida do assinante, clareando o caminho dele com exemplos reais e trajetórias verdadeiras, com exposição não só das glórias, mas também, de todos os obstáculos enfrentados até o sucesso. Aprender empreendedorismo, gestão, finanças, marketing, vendas e muito, muito mais, com documentário cinematográfico, é ou não é um entretenimento que educa? Você ainda não é aluno? Experimente grátis por 7 dias e comece agora mesmo a sua jornada de aprendizado!

Aline W de Paula