Vendas

Vendo, logo existo!

28/01/2015 • por Edison Talarico

Cada novo dia somos exigidos a superar novos resultados

Se paro de vender, deixo de existir, pelo menos na visão da minha empresa. Cada novo dia somos exigidos a superar novos resultados, atingir metas ambiciosas, com cenários cada vez mais complexos e o tempo cada vez escasso. # Fazer muito mais, com muito menos!

Temos que ter foco no resultado, senso de urgência e ao mesmo tempo trabalhar estratégias de longo prazo no relacionamento com os nossos clientes.

Não sei no seu caso, mas entendo que sob pressão a gente tende a utilizar como ferramenta o que temos de histórico das nossas carreiras. Se somos muito experientes talvez utilizando pólvora, imagine quando as novas armas são digitais. Se somos inexperientes ou em processo de formação, acreditamos na intuição e no “mandar bala’, sem perder tempo para academismos ou velhas historias de vendas. #Contar os mortos!

Seja qual for o meu e o seu perfil profissional uma coisa é certa, temos que reinventar o nosso atual modelo de vendas:  Vendo, logo insisto!

Acredito que no passado havia uma divisão formal das diferentes escolas de vendas, divididas em diferentes modalidades, tais como venda direta, industrial, consultiva ou de relacionamento. Durante muito tempo algumas empresas tornaram-se referências de mercado e os executivos replicavam as técnicas adotadas em seus novos ambientes de trabalho. Assim foi por muitos anos a J&J, Xerox,Kodak, Paginas Amarelas, Barsa, Coca-cola, Avon, Casas Bahia, Ambev, Bradesco,etc.

Se existiam escolas distintas, hoje, a situação é diferente: elas são integradas. Temos que olhar para os nossos processos de trabalho e utilizar a melhor pratica que esta sendo executada, independente do setor ou segmento de mercado.

A teoria perde força e cresce a importância do empreender com disciplina, integrando não mais escolas, mas fundamentos empresariais. 
Nosso sucesso, tal qual a proposta do  meusucesso.com , depende deste reaprender a aprender, observando práticas, pessoas e processos de maneira holística.

Vendo, logo Invisto! Estarei a partir deste mês fazendo parte do grupo de colaboradores, como colunista na área de vendas. Preciso de suas sugestões de temas!

 

Comentários

Quem escreve

Consultor especialista em estratégias de marketing comercial. Professor de MBA da USP e INEPAD. Tem experiência profissional acumulada em empresas de médio e grande portes, tais como: Alpargatas, Honda do Brasil, MPM Propaganda. Ex-sócio da young rubican e da TBWA-USA.