Pessoas

5 técnicas para melhorar sua qualidade de vida

29/01/2015 • por Fernando Gabas

Devemos focar nos mínimos detalhes para ter uma vida mais saudável

Todos sabemos que o nosso estado físico influencia diretamente em nosso estado emocional, mental e vice-versa. É só observar quando estamos com dor de cabeça ou com sono o quanto a produtividade diminui. Obviamente, a qualidade de seus pensamentos e decisões são infinitamente melhores quando você está descansado, saciado, cheio de energia, alegre e animado. E nosso destino é definido pelas nossas decisões, que a todo instante moldam nosso futuro.

Neste artigo, falo dos elementos que vão garantir que você tenha um estado físico excepcional. Nos próximos falaremos dos estados emocionais. Mas, tudo começa com o seu corpo, afinal, é o único lugar que você realmente é dono. 

Antes de tratar desses elementos, quero fazer um comentário sobre o sistema de saúde atual presente em muitos países ocidentais. As faculdades de medicina ensinam tudo sobre doenças. Os médicos se tornam profundos conhecedores de patologias e sabem quais são os melhores tratamentos e remédios para cada tipo de doença. No entanto, infelizmente, eles se formam aprendendo muito pouco sobre saúde.

Saber como tratar doenças é fundamental, porém acredito que mais necessário é saber como não ter doenças, conhecer os métodos para nos manter em um estado de equilíbrio para que as doenças não se manifestem. Se alguém acha isso utopia, saibam que, segundo pesquisas científicas atuais e de ponta, somente 5% das doenças são genéticas e 95% são causadas pelo seu estilo de vida: o que comemos; o que bebemos; o que respiramos; como nos movimentamos; e também como vivemos emocionalmente.

Nosso corpo é uma máquina fabulosa composta por 70 trilhões de células que sabem muito bem o que se deve fazer para estar sempre saudável. O problema é que a quantidade de agressão que o nosso corpo recebe, excede a capacidade do mesmo de se manter em equilíbrio. E podem ter certeza que a cura e a doença vêm da qualidade do seu terreno biológico, que é reflexo de como você trata seu corpo.

Agora que você conhece a verdade, faz todo sentido aprendermos quais são os pilares do estilo de vida que nos dará saúde e energia para que nosso estado físico permita que estejamos sempre no auge de nossas capacidades para empreender e tomar decisões. Seguem os pilares que dou o nome de 5As:

1. Ar
Exercícios respiratórios lentos, profundos e ritmados impactam um marcador chamado de Índice de Variabilidade Cardíaca ou Heart Rate Variability (HRV) em inglês. Estudos comprovam que quanto mais equilibrado o HRV, maior a qualidade e expectativa de vida. Parar de duas a três vezes ao dia, respirar lentamente e profundamente, relembrando fatos agradáveis de sua vida, já é suficiente para "harmonizar" o HRV. Testem e sentirão o efeito.

2. Água
As pessoas costumam desprezar a hidratação durante a dieta só que praticamente 70% do seu corpo é constituído de água. Sem água, nenhuma função metabólica acontece. Cerca de 1 a 2% de desidratação já causa uma série de distúrbios como ansiedade, insônia, dor de cabeça, constipação, fadiga, perda de força, fome exagerada e etc. Beba de 30 a 40ml de água por kg de peso e de preferência água mineral e alcalina (pH > 7). Com a quantidade de tóxicos despejados na água, mesmo com o tratamento e com filtros, essas toxinas não são eliminadas e são prejudiciais a sua saúde.

3. Alimentação
Nutrição é um tema extremamente controverso, mas minha linha de pensamento é muito simples: Prefiro deixar a sabedoria dos milhões de anos da natureza definir o que é bom para nós. Fuja de tudo que é processado, industrializado, refinado, "hormonizado", "antibioticado" e outros "ados".

Se 80% de sua dieta for de comida de verdade (frutas, verduras, grãos integrais, peixes, sementes, especiarias etc), você pode se dar ao luxo de comer “tranqueiras” em torno de 20% de seu tempo. Seu corpo dará conta de se equilibrar. Só não pode fazer o contrário wink emoticon. Quer uma fórmula mais simples ainda? Corte açúcar e gordura trans de sua vida. Esses são os verdadeiros venenos para sua saúde. 

4. Atividade Física
Fomos feitos para nos movimentar, senão não teríamos tantas articulações e músculos no corpo. Tudo que você não usa, estraga; e com o seu corpo é igual. Faça qualquer coisa, mas os estudos mostram que treinos de força, intensos e de curta duração (30min/dia) trazem mais benefícios que treinos longos com ênfase no sistema cardiovascular. Nas minhas palestras, de tanto as pessoas me perguntarem como seria esse treino até lancei um programa em aplicativo e DVDs chamado TR2 - TRansformational TRaining. É dinâmico, divertido, eficiente e reprograma seu metabolismo para gastar muito mais calorias, mesmo em repouso. Garantia de boa forma em 12 semanas para quem segue o programa. Não é fácil, mas nesta vida não devemos ter moleza para nada. E ralar por 30 minutos qualquer um consegue.

5. Anti-estresse
Os médicos dizem que 90% das visitas aos consultórios são causadas por estresse. Uma emoção negativa libera mais de 4,000 substâncias químicas, nocivas ao seu organismo. Estresse é a palavra que os empreendedores usam para ilustrar medo. Quer um antídoto para o estresse? Seja agradecido. Um exercício de gratidão diário faz você enxergar a vida por meio de outra perspectiva e o estresse tende a desaparecer. Você verá que já tem muito mais do que precisa. Quem gosta desses assuntos, no meu blog Life Matters falo bastante sobre isso.

Os 5As são a essência do bem estar físico e da construção desse estado interior que fará com que sua capacidade de escolhas se eleve substancialmente, construindo um futuro bem melhor para você e para todos que são impactados por suas decisões. Vamos nessa?

Comentários

Quem escreve

Sócio e Presidente do Conselho Wise Up China. Fundador e Ex-Presidente Reebok Fitness do Brasil. Membro do Conselho Programa ECSP - Secretaria de Educação SP. Sócio e Presidente d Heartz Wellness Coaching. Fundador Life Matters - O que importa na vida